Diagnósticos e intervenções de enfermagem baseados na avaliação clínica de universitários atendidos no ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Nursing diagnoses and interventions based on clinical assessment of university students attended at the Integrative and Complementary Health Practices ambulatory

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e13180

Palavras-chave:

Processo de enfermagem, Terapias complementares, Universidades

Resumo

Este estudo objetivou identificar os principais diagnósticos de enfermagem dos estudantes atendidos no ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal de Sergipe, além de traçar intervenções baseadas nas situações encontradas. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, transversal e exploratória, com coleta de dados por meio de entrevistas estruturadas. A amostra incluiu 40 estudantes, majoritariamente do sexo feminino e com idades entre 20 e 24 anos. As principais queixas foram ansiedade (47,5%), hipersonia (37,5%), cefaleia (22,5%) e estresse (17,5%). Os diagnósticos basearam-se nos sistemas NANDA e NIC e incluíram ansiedade, distúrbio no padrão do sono, conforto prejudicado e dor crônica. As intervenções propostas foram grupos de apoio, fortalecimento da autoestima, biblioterapia, acupressão e aromaterapia, demonstrando o potencial do Processo de Enfermagem na abordagem biopsicossocial dos estudantes.

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Biografia do Autor

Thaiane Santana Santos, Universidade Federal de Sergipe

Enfermeira pela Universidade Federal de Sergipe, Campus Lagarto. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas a Saúde (PPGCAS) da Universidade Federal de Sergipe. Pós-graduanda em Gestão e Auditoria de Serviços de Saúde e em Enfermagem em Pediatria e Saúde Mental pela Faculdade Facuminas. Foi monitora da subunidade de Prática de Ensino na Comunidade I durante o período 2020-2021 e da subunidade de Enfermagem Gerontogeriátrica e Saúde Mental. Foi vice-presidente da Liga Acadêmica de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (LAPICS). Foi bolsista CNPq com plano de trabalho na área das PICS durante o período de 2021-2023. Atualmente, é membro do Grupo de Estudos Plenamente - Abordagens em Saúde Mental (GEPASM) e atua como professora voluntária vinculada ao Departamento de Enfermagem de Lagarto (DENL) da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência com ações de educação em saúde de forma lúdica e através de recursos digitais.

Lype Aragão Pinto Martins, Universidade Federal de Sergipe

Estudante de Enfermagem na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Concluiu o ensino médio no Colégio Ideal e está envolvido em várias atividades de extensão, incluindo temas sobre biossegurança na COVID-19, a realidade da população para profissionais de saúde, e eventos sobre o protagonismo da enfermagem. Seu foco de atuação está na área das Ciências da Saúde, com ênfase em Enfermagem​.

Nicoly Gabrielly Brito Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e possui diversos cursos de extensão universitária em áreas como oncogenética, auriculoterapia, reiki, massoterapia e neuro-oncologia. Ela também participou de projetos relacionados à qualidade de vida de pacientes com doenças crônicas e abordagens oncológicas. Contribuiu para publicações científicas e apresentou trabalhos em eventos acadêmicos e congressos, destacando-se pela participação em revisões sistemáticas e pesquisas na área da saúde.

Maria do Socorro Claudino Barreiro, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2005), mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e doutorada em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2017). Atualmente é professora na Universidade Federal de Pernambuco, atuando na área de situações clínicas e cirúrgicas.

Luciana Pereira Lobato, Universidade Federal de Sergipe

Docente do curso de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (DFA). Ministra disciplinas na área das PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES (PICs), em especial AURICULOACUPUNTURA (MTC) e TERAPIA FLORAL. Atua realizando atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência na área das PICs desde 2017. Possui graduação em Farmácia e Bioquímica - Tecnologia dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Maria (RS) (2004), mestrado (2006) e doutorado (2010) em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (PR). Coordena os projetos 1) Acolher e Cuidar: oferta de PICs online e 2) Acolher e Cuidar na Comunidade: oferta de PIcs presencial. Vice-coordena a Liga de Práticas Integrativas e Complementares (LAPICS-UFS). Atualmente cursa Pós-graduação em Acupuntura pelo Instituto HIB.

Carla Kalline Alves Cartaxo Freitas, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (2009), Especialização em Acupuntura pelo Instituto HIB (2022), Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Faculdades Integradas de Patos (2009), Doutora e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe. Participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior em Coimbra-Portugal, com bolsa da CAPES. Atualmente é Prof Associada do curso de Enfermagem - UFS - Campus Lagarto. Ministra os módulos de Saúde Mental, Saúde do Idoso e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Realiza ações de pesquisa e extensão no Ambulatório de Práticas Integrativas do Departamento de Enfermagem de Lagarto e no CAPS de São Cristóvão-SE. Líder do Grupo de Estudos PlenaMENTE: Abordagens em Saúde Mental - GEPASM.

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Publicado

17-09-2025

Como Citar

Santos, T. S., Martins, L. A. P., Nascimento, N. G. B., Barreiro, M. do S. C., Lobato, L. P., & Freitas, C. K. A. C. (2025). Diagnósticos e intervenções de enfermagem baseados na avaliação clínica de universitários atendidos no ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: Nursing diagnoses and interventions based on clinical assessment of university students attended at the Integrative and Complementary Health Practices ambulatory. Saúde E Pesquisa, 18, e13180. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e13180

Edição

Seção

Artigos Originais