Diagnósticos e intervenções de enfermagem baseados na avaliação clínica de universitários atendidos no ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
Nursing diagnoses and interventions based on clinical assessment of university students attended at the Integrative and Complementary Health Practices ambulatory
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e13180Palabras clave:
Processo de enfermagem, Terapias complementares, UniversidadesResumen
Este estudo objetivou identificar os principais diagnósticos de enfermagem dos estudantes atendidos no ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal de Sergipe, além de traçar intervenções baseadas nas situações encontradas. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, transversal e exploratória, com coleta de dados por meio de entrevistas estruturadas. A amostra incluiu 40 estudantes, majoritariamente do sexo feminino e com idades entre 20 e 24 anos. As principais queixas foram ansiedade (47,5%), hipersonia (37,5%), cefaleia (22,5%) e estresse (17,5%). Os diagnósticos basearam-se nos sistemas NANDA e NIC e incluíram ansiedade, distúrbio no padrão do sono, conforto prejudicado e dor crônica. As intervenções propostas foram grupos de apoio, fortalecimento da autoestima, biblioterapia, acupressão e aromaterapia, demonstrando o potencial do Processo de Enfermagem na abordagem biopsicossocial dos estudantes.
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