Investigando o Transtorno do Espectro Autista, através de obras literárias infantis

Investigating Autism Spectrum Disorder through children's literary works

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e13215

Palavras-chave:

Literatura infantil, Transtorno do Espectro Autista, Inclusão Escolar, Aceitação Familiar, Desenvolvimento Infantil

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar os desafios enfrentados pelos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em obras infantis, a pesquisa busca informar e dar visibilidade ao público infantil com TEA,  tema este que vem ganhando bastante notoriedade atualmente. Método: A metodologia utilizada neste estudo consistiu na consulta a livros infantis, artigos, obras científicas e cartilha do governo publicados entre 2014 e 2024, com foco nas dificuldades enfrentadas pelo público infantil com transtorno do espectro autista. As principais plataformas utilizadas para a obtenção de dados foram o Kindle, Google Acadêmico e Scielo. Resultados: A análise de obras literárias voltadas para o público infantil revelou que a literatura desempenha um papel importante na valorização e inclusão de crianças com TEA. Foi observado que diversas dessas obras destacam personagens autistas, oferecendo representatividade e uma visão das experiências e perspectivas dentro do espectro autista. Além disso, destacou-se a ênfase na construção de ambientes acolhedores, ressaltando a importância de criar espaços que possam proporcionar a inclusão e o respeito às necessidades dessas crianças. Conclusão: Portanto, ao analisar essas obras literárias, observa-se a importância da literatura infantil, na construção da valorização, respeito e inclusão das crianças com autismo, principalmente em ambientes escolares.

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Biografia do Autor

Israel Marques Campos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Consultor de Organismos Internacionais e Docente do Ensino Superior. Doutor em Educação - Universidade Federal da Bahia. Mestre no Programa Interdisciplinar e Profissional de Desenvolvimento e Gestão Social-Universidade Federal da Bahia. Especialista em Gestão e Estratégias em Indústrias e Culturas Criativas- Universidade de Lisboa. Formação complementar em Direitos Humanos pela Network of Strategic and International Studies (NSIS) e Amnistia Internacional Portugal. Bacharel Interdisciplinar em Humanidades pela Universidade Federal da Bahia. Integrante da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, do grupo de pesquisa HCEL - História da Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer e Sociedade/UFBA/CNPQ e do grupo interinstitucional LTI Digital - Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital/UFBA/CNPQ. Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Atuou e atua nas áreas de ensino, pesquisa, consultoria, assessoria e gestão de projetos nas seguintes temáticas: educação, direitos humanos, participação social, corpo, popularização da ciência, tecnologia, inovação, inclusão sociodigital, saúde, juventude, desenvolvimento socioterritorial, e economia criativa. Para mais informações: https://www.israelcamposedh.com/. 

Brenda Rodrigues Gomes Pereira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduação em andamento em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde com terminalidade em Enfermagem (2024.1) pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). 

Joise de Almeida dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduanda no Bacharelado Interdisciplinar em Saúde- UFRB.

Kévilly Kérolly Santana Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduanda no Bacharelado Interdisciplinar em Saúde- UFRB. Tem experiência na área de Nutrição.

Larissa Couto dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Bacharelanda em Saúde e Enfermagem pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Secretária da Associação Atlética Acadêmica de Enfermagem.

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Publicado

23-11-2025

Como Citar

Campos, I. M., Pereira, B. R. G., Santos, J. de A. dos, Santos, K. K. S., & Santos, L. C. dos. (2025). Investigando o Transtorno do Espectro Autista, através de obras literárias infantis : Investigating Autism Spectrum Disorder through children’s literary works. Saúde E Pesquisa, 18, e13215. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e13215

Edição

Seção

Artigos de Revisão