Investigando o Transtorno do Espectro Autista, através de obras literárias infantis
Investigating Autism Spectrum Disorder through children's literary works
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e13215Palabras clave:
Literatura infantil, Transtorno do Espectro Autista, Inclusão Escolar, Aceitação Familiar, Desenvolvimento InfantilResumen
Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar os desafios enfrentados pelos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em obras infantis, a pesquisa busca informar e dar visibilidade ao público infantil com TEA, tema este que vem ganhando bastante notoriedade atualmente. Método: A metodologia utilizada neste estudo consistiu na consulta a livros infantis, artigos, obras científicas e cartilha do governo publicados entre 2014 e 2024, com foco nas dificuldades enfrentadas pelo público infantil com transtorno do espectro autista. As principais plataformas utilizadas para a obtenção de dados foram o Kindle, Google Acadêmico e Scielo. Resultados: A análise de obras literárias voltadas para o público infantil revelou que a literatura desempenha um papel importante na valorização e inclusão de crianças com TEA. Foi observado que diversas dessas obras destacam personagens autistas, oferecendo representatividade e uma visão das experiências e perspectivas dentro do espectro autista. Além disso, destacou-se a ênfase na construção de ambientes acolhedores, ressaltando a importância de criar espaços que possam proporcionar a inclusão e o respeito às necessidades dessas crianças. Conclusão: Portanto, ao analisar essas obras literárias, observa-se a importância da literatura infantil, na construção da valorização, respeito e inclusão das crianças com autismo, principalmente em ambientes escolares.
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