Desenvolvimento e validação de materiais educativos sobre HIV
Development and validation of educational materials on HIV
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e13270Palavras-chave:
HIV, Educação em Saúde, Materiais Educativos e de Divulgação, Estudo de ValidaçãoResumo
Objetivo: desenvolver e validar materiais educativos sobre o HIV. Método: estudo metodológico, realizado em três etapas: 1. Elaboração dos materiais com base em protocolos relacionados ao HIV; 2. Validação dos materiais por especialistas, utilizando o instrumento validado Suitability Assessment of Materials (SAM). O consenso entre os especialistas foi determinado pelo Índice de Validade de Conteúdo (IVC), satisfatório quando ?0,80; 3. Avaliação por usuários de um hospital universitário de acordo com critérios pré-definidos. Resultados: foram desenvolvidos três materiais educativos: “Prevenção Combinada”, “Diagnóstico, Transmissão e Prevenção do HIV” e “Profilaxia Pré-Exposição e Profilaxia Pós-Exposição ao HIV”. A validação dos materiais por quatro especialistas resultou em pontuações SAM de 70,39%, 66,67% e 61,90%, respectivamente, com IVC?0,90 para todos os materiais. Na avaliação pelos usuários, dez participantes, consideraram os materiais adequados conforme os critérios estabelecidos. Conclusão: Os três materiais educativos desenvolvidos foram validados pelos especialistas e considerados adequados pelo público-alvo.
Downloads
Referências
1. Alzubaidee MJ, Dwarampudi RS, Mathew S, Bichenapally S, Khachatryan V, Muazzam A, et al. A Systematic Review Exploring the Effect of Human Immunodeficiency Virus on Cardiac Diseases. Cureus. 2022;14(9):e28960. https://doi.org/10.7759/cureus.28960
2. Brasil. Ministério da Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Manejo da Infecção pelo HIV em Adultos. Módulo 1: Tratamento. [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2023 [cited 2023 Oct 28]. 102 p. Available from: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/svsa/aids/protocolo-clinico-e-diretrizes-terapeuticas-para-manejo-da-infeccao-pelo-hiv-em-adultos-modulo-1-tratamento/view
3. Joint United Nations Programme on HIV/Aids (UNAIDS). Global HIV & AIDS statistics - Fact sheet [Internet]. 2023 [cited 2024 Jul 23]. Available from: https://www.unaids.org/en/resources/fact-sheet
4. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico - HIV e Aids 2023 [Internet]. Ministério da Saúde; 2023 [cited 2023 Jul 4]. 84 p. Available from: https://www.gov.br/aids/pt-br/central-de-conteudo/boletins-epidemiologicos/2023/hiv-aids/boletim-epidemiologico-hiv-e-aids-2023.pdf/view
5. Krishnaratne S, Hensen B, Cordes J, Enstone J, Hargreaves JR. Interventions to strengthen the HIV prevention cascade: a systematic review of reviews. Lancet HIV. 2016;3(7):e307-e317. https://doi.org/10.1016/S2352-3018(16)30038-8
6. Ministério da Saúde. Prevenção Combinada [Internet]. [cited 2023 Jul 4]. Available from: https://www.gov.br/aids/pt-br/assuntos/prevencao-combinada
7. Brasil. Ministério da Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de Risco à Infecção pelo HIV [Internet]. 1 ed. rev. Brasília: Ministério da Saúde; 2022 [cited 2023 Oct 19]. 52 p. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_clinico_profilaxia_prep_1ed.pdf
8. Silva MAS, Lima MCL, Dourado CARO, Andrade MS. Aspectos relacionados ao letramento em saúde, autocuidado e adesão ao tratamento de pessoas vivendo com HIV. Rev Esc Enferm USP. 2022;56:e20220120. https://doi.org/10.1590/1980-220x-reeusp-2022-0120pt
9. Areri H, Marshall A, Harvey G. Factors influencing self-management of adults living with HIV on antiretroviral therapy in Northwest Ethiopia: a cross-sectional study. BMC Infect Dis. 2020;20(879):1-11. https://doi.org/10.1186/s12879-020-05618-y
10. Crowley T, Rohwer A. Self-management interventions for adolescents living with HIV: a systematic review. BMC Infect Dis. 2021;21(431):1-29. https://doi.org/10.1186/s12879-021-06072-0
11. Lima MAC, Cunha GH, Lopes MVO, Fontenele MSM, Siqueira LR, Ramalho AKL. Knowledge, attitude and practice of people with HIV regarding a healthy lifestyle: clinical trial. Rev Bras Enferm. 2022;75(5):e20210307. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0307
12. Hernandes CP, Bueno AGBS, Darsie C, Cardoso V, Krug SBF, Mannes GT, et al. HIV health education practices for vulnerable populations in Brazil: integrative review. Saúde e Pesqui. 2024;17(1):e12327. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2024v17n1.e12327
13. Handebo S, Adugna A, Nigusie A, Shitu K, Kassie A, Wolde M. Health communication materials use in providing health education among health professionals working at health-care institutions in Gondar City: a cross-sectional study. Int J Health Promot Educ. 2022:1-14. https://doi.org/10.1080/14635240.2022.2154130
14. Wongtaweepkij K, Corlett S, Krska J, Pongwecharak J, Jarernsiripornkul N. Patients’ experiences and perspectives of receiving written medicine information about medicines: A qualitative study. Patient Prefer Adherence. 2021;15:569-580. https://doi.org/10.2147/ppa.s298563
15. Conner LR, Fernández Y, Junious E, Piper C, Rowan D. Evaluating HIV Educational Materials for Older People. J Int Assoc Provid AIDS Care. 2019;18:2325958219849054. https://doi.org/10.1177/2325958219849054
16. Maloney KM, Bratcher A, Wilkerson R, Sullivan PS. Electronic and other new media technology interventions for HIV care and prevention: a systematic review. J Int AIDS Soc. 2020;23(1):e25439. https://doi.org/10.1002/jia2.25439
17. Duarte FHS, Silva SO, Oliveira ES, Silva BVS, Melo EBB, Cabral MAL, et al. Health educational strategies for people living with HIV: scoping review. Acta Paul Enferm. 2024;37:eAPE02572. http://dx.doi.org/10.37689/acta-ape/2024AR0025722
18. Paiva APRC, Vargas EP. Material Educativo e seu público: um panorama a partir da literatura sobre o tema. Revista Práxis. 2017;9(18):90-99. https://doi.org/10.47385/praxis.v9.n18.769
19. Cordeiro LI, Lopes TO, Lira LEA, Feitoza SMS, Bessa MEP, Pereira MLD, et al. Validation of educational booklet for HIV/Aids prevention in older adults. Rev Bras Enferm. 2017;70(4):808-815. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0145
20. Jesus GJ, Caliari JS, Oliveira LB, Queiroz AAFLN, Figueiredo RM, Reis RK. Construction and validation of educational material for the health promotion of individuals with HIV. Rev Lat Am Enfermagem. 2020;28:e3322. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3748.3322
21. Sousa CS, Turrini RNT, Poveda VB. Tradução e adaptação do instrumento “suitability assessment of materials” (sam) para o português. Rev Enferm UFPE on line. 2015;9(5):7854-7861. https://doi.org/10.5205/1981-8963-v9i5a10534p7854-7861-2015
22. Lemos RA, Veríssimo MLÓR. Methodological strategies for the elaboration of educational material: Focus on the promotion of preterm infants’ development. Cien Saude Colet. 2020;25(2):505-518. https://doi.org/10.1590/1413-81232020252.04052018
23. Melo ES, Antonini M, Costa CRB, Pontes PS, Gir E, Reis RK. Validation of an interactive electronic book for cardiovascular risk reduction in people living with HIV. Rev Lat Am Enfermagem. 2022;3030:e3512. https://doi.org/10.1590/1518-8345.5568.3512
24. UNAIDS Brasil. Prevenção Combinada ao HIV [Internet]. [cited 2023 Oct 28]. Available from: https://unaids.org.br/prevencao-combinada/
25. Brasil. Ministério da Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Pós-Exposição de Risco (PEP) à Infecção por HIV, ISTs e Hepatites Virais [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2024 [cited 2023 Oct 28]. 81 p. Available from: https://www.gov.br/aids/pt-br/assuntos/prevencao-combinada/pep-profilaxia-pos-exposicao-ao-hiv/pcdt
26. Abreu RB, Carioca AAF, Sampaio HAC, Vasconcelos CMCS. Validation of the Instrument for the Evaluation of Printed Educational Materials with focus on Health Literacy for Brazil (AMEELS-BR). Res Soc Dev. 2021;10(12):e68101220104. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20104
27. Fehring RJ. Methods to validate nursing diagnoses. Heart Lung. 1987;16(6 Pt 1):625-629.
28. Wynd CA, Schmidt B, Schaefer MA. Two quantitative approaches for estimating content validity. West J Nurs Res. 2003;25(5):508-518. https://doi.org/10.1177/0193945903252998
29. Elghazaly A, AlSaeed N, Islam S, Alsharif I, Alharbi L, Ashagr T, et al. Assessing the knowledge and attitude towards HIV/AIDS among the general population and health care professionals in MENA region. PLoS One. 2023;18(7):e0288838. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0288838
30. Guimarães MDC, Magno L, Ceccato MDGB, Gomes RRFM, Leal AF, Knauth DR, et al. HIV/AIDS knowledge among MSM in Brazil: a challenge for public policies. Rev Bras Epidemiol. 2019;22(Suppl 1):e190005. https://doi.org/10.1590/1980-549720190005.supl.1
31. Cruz FOAM , Faria ET, Reis PED. Validation of an educational manual for breast cancer patients undergoing radiotherapy. Rev Lat Am Enfermagem. 2020;28:e3384. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3197.3384
32. Nakamura MY, Almeida K. Development of education material for providing orientation to the elderly wh are candidates for hearing-aid use. Audiol Commun Res. 2018;23:e1938. https://doi.org/10.1590/2317-6431-2017-1938
33. Lima ACS, Cabral BG, Capobiango JD, Soares MH, Pieri FM, Kerbauy G. “Educational Material on HIV”: validity of health educational technology for people living with HIV. Rev Bras Enferm. 2023;76(3):e20220549. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2022-0549
34. Galdeano LE, Rossi LA. Validação de conteúdo diagnóstico: critérios para seleção de expertos. Ciênc Cuid Saúde. 2006;5(1):60-66. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v5i1.5112
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Saúde e Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A submissão de originais para a revista Saúde e Pesquisa implica na transferência da Carta Concessão de Direitos Autorais, pelos autores, dos direitos de publicação digital para a revista após serem informados do aceite de publicação.
A Secretaria Editorial irá fornecer da um modelo de Carta de Concessão de Direitos Autorais, indicando o cumprimento integral de princípios éticos e legislação específica. Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de direito do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações, indicando claramente a revista Saúde e Pesquisa como o meio da publicação original. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte. A Saúde e Pesquisa adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.












