Desenvolvimento e validação de materiais educativos sobre HIV

Development and validation of educational materials on HIV

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e13270

Palavras-chave:

HIV, Educação em Saúde, Materiais Educativos e de Divulgação, Estudo de Validação

Resumo

Objetivo: desenvolver e validar materiais educativos sobre o HIV. Método: estudo metodológico, realizado em três etapas: 1. Elaboração dos materiais com base em protocolos relacionados ao HIV; 2. Validação dos materiais por especialistas, utilizando o instrumento validado Suitability Assessment of Materials (SAM). O consenso entre os especialistas foi determinado pelo Índice de Validade de Conteúdo (IVC), satisfatório quando ?0,80; 3. Avaliação por usuários de um hospital universitário de acordo com critérios pré-definidos. Resultados: foram desenvolvidos três materiais educativos: “Prevenção Combinada”, “Diagnóstico, Transmissão e Prevenção do HIV” e “Profilaxia Pré-Exposição e Profilaxia Pós-Exposição ao HIV”. A validação dos materiais por quatro especialistas resultou em pontuações SAM de 70,39%, 66,67% e 61,90%, respectivamente, com IVC?0,90 para todos os materiais. Na avaliação pelos usuários, dez participantes, consideraram os materiais adequados conforme os critérios estabelecidos. Conclusão: Os três materiais educativos desenvolvidos foram validados pelos especialistas e considerados adequados pelo público-alvo.

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Biografia do Autor

Renata Braga Cordeiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica (PPGASFAR); Farmacêutica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2024); Mediadora voluntária do Museu de Ciências da Vida da Ufes (2019); Diretora Administrativa e membro fundador da Liga Acadêmica de Cosmetologia da UFES (2022-2024); Monitora do laboratório de prática de produção de medicamentos da Ufes (2022); Pesquisadora no Laboratório de Inovação para o Cuidado em Saúde (Linc-Ufes) na área de HIV. 

Vitor Santos de Sá Galina, Universidade Federal do Espírito Santo

Farmacêutico pela Universidade Federal do Espírito Santo (2023). Atualmente está como mestrando do programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Espírito Santo. No momento, desenvolve pesquisa na área do Cuidado Farmacêutico, Assistência Farmacêutica e Dispensação com ênfase no cuidado às pessoas vivendo com HIV, sendo pesquisador no Laboratório de Inovação para o Cuidado em Saúde (Linc-Ufes).

Cândida Caniçali Primo, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), mestrado em Atenção à Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). É professora associada da Universidade Federal do Espírito Santo. Atua na graduação e na Pós-graduação em Enfermagem e na Pós-graduação em Saúde Coletiva. Tem experiência na área da saúde da mulher e da criança e enfermagem fundamental. Desenvolve pesquisas qualitativas e quantitativas com enfoque nas temáticas: Tecnologias em Saúde; Teorias de Enfermagem; Processo de Enfermagem; Avaliação em saúde; Cuidado integral à mulher e à criança e Amamentação. Pesquisadora CNPq. Membro fundador da RePPE: Rede de Estudos em Processo de Enfermagem e Membro fundador da RETE - Rede de Estudos em Tecnologias Educacionais. Líder e fundadora do CuidarTech. 

Luciano Batista Cerqueira, Universidade Federal do Espírito Santo

Atualmente é famacêutico/bioquímico da Universidade Federal do Espírito Santo e farmacêutico da Prefeitura Municipal de Serra. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Hospitalar e Programas Estratégicos do Ministério da Saúde.

Dyego Carlos Souza Anacleto de Araújo, Universidade Federal do Espírito Santo

Farmacêutico pela Universidade Federal da Paraíba (2016), Mestre em Ciências Farmacêuticas (2018) e Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2021). É Professor Adjunto do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Espírito Santo (DCFAR/CCS/Ufes), Docente Permanente e Coordenador Local do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica - Associação de Instituições de Ensino Superior (PPGASFAR) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCFAR/Ufes). É coordenador do Laboratório de Inovação para o Cuidado em Saúde (Linc), onde realiza estudos epidemiológicos sobre transtornos de saúde mental e uso de medicamentos psicotrópicos. Também desenvolve pesquisas na área da Comunicação para a Saúde, Linguagem Simples e Letramento em Saúde.

Kérilin Stancine Santos Rocha, Universidade Federal do Espírito Santo

Farmacêutica (2016), Mestra em Ciências Farmacêuticas (2018) e Doutora em Ciências da Saúde (2021) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Espírito Santo, Campus Maruípe (DCFAR/CCS/UFES). É coordenadora do Laboratório de Inovação para o Cuidado em Saúde (Linc). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica - Associação de Instituições de Ensino Superior (PPGASFAR) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCFAR). Membro da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC). Diretora Científica e de Publicações da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC), Regional Espírito Santo. Tem expertise na área da Farmácia Social, com ênfase em Cuidado Farmacêutico, Assistência Farmacêutica, Implementação de serviços clínicos providos por farmacêuticos e dispensação de medicamentos. Atualmente, desenvolve pesquisa e extensão na linha de cuidado em HIV/Aids. 

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Publicado

23-11-2025

Como Citar

Cordeiro, R. B., Galina, V. S. de S., Caniçali Primo, C., Cerqueira, L. B., Araújo, D. C. S. A. de, & Rocha, K. S. S. (2025). Desenvolvimento e validação de materiais educativos sobre HIV: Development and validation of educational materials on HIV . Saúde E Pesquisa, 18, e13270. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e13270

Edição

Seção

Artigos Originais

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