Educação Continuada em Enfermagem no Âmbito da Educação Permanente em Saúde: Revisão Integrativa de Literatura

  • Isabelle Campos de Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Glauber Weder dos Santos Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luana Dantas Vale Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Quintila Garcia Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Alexandra do Nascimento Cassiano Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ildone Forte de Morais Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Cecília Nogueira Valença Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Capacitação em Serviço, Educação Continuada em Enfermagem, Educação em Enfermagem, Ensino, Updating, Continuous Education in Nursing, Education in Nursing, Teaching

Resumo

O presente estudo tem como objetivo buscar na literatura nacional disponível artigos que proponham a discussão acerca da Educação Permanente em Saúde, com vistas a traçar um perfil acerca da publicação relativa a esse tema no Brasil. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, cujo levantamento dos artigos ocorreu em junho de 2013, na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) com o emprego do descritor ‘educação permanente em saúde’. A partir da pesquisa realizada, foi encontrado um total de 13 artigos. Este estudo permitiu identificar que as atividades educativas com os trabalhadores da saúde e os diálogos sobre essa temática estão concentradas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Continuous Education in Nursing within the Context of Permanent Health Education: Integrative Revision of the Literature ABSTRACT. Current paper deals with scientific articles published in Brazil on Permanent Education in Health so that an idea of publications on the theme would be available in the country. An integrative review of the literature was undertaken in June 2013 based on the Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS) data base with the descriptor ‘permanent education in health’. Thirteen articles were available and the study identified that educational activities with health professionals and dialogues on the theme are concentrated in the southern and south-eastern regions of Brazil.

Biografia do Autor

Isabelle Campos de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Enfermeira. Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, Brasil.
Glauber Weder dos Santos Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Enfermeiro. Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, Brasil.
Luana Dantas Vale, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Enfermeira. Docente do curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica de Enfermagem Raimunda Nonata (ETERNA), Caicó/RN, Brasil.
Quintila Garcia Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Enfermeira, formada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Caicó/RN, Brasil. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Caicó/RN, Brasil.
Alexandra do Nascimento Cassiano, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Enfermeira. Residente do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB/UFRN), Santa Cruz/RN, Brasil.
Ildone Forte de Morais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Docente do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Caicó/RN, Brasil.
Cecília Nogueira Valença, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PGENF/UFRN) e Docente do curso de Graduação em Enfermagem da UFRN, FACISA, Santa Cruz/RN, Brasil.
Publicado
2015-06-22
Seção
Artigos de Revisão - Promoção da Saúde