Capacitação em Saúde na Educação a Distância (EAD): Uma Análise Sistemática do Conteúdo

  • Isabela Quaglia Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR
  • Ariane Oliveira Instituto Eficaz
  • Ana Paula Machado Velho Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR
Palavras-chave: Capacitação, Saúde, Educação a Distância (EaD)

Resumo

Este artigo tem a intenção de apresentar uma análise por meio de revisão sistemática do tema Capacitação em Saúde na Educação a Distância (EaD). Para colher resultados realizou-se uma revisão sistemática na base de dados CAPES, BVS/BIREME E SCIELO que obtiveram títulos relacionados à Capacitação em Saúde realizados por meio da modalidade à distância, publicados na língua portuguesa, entre os anos de 2008 e 2012. Os descritores para a busca foram “educação a distância”,”saúde” e “capacitação”. No resultado de foram identificados 304 artigos científicos onde foram reduzidos para 16 após discussão de critérios de exclusão. Grande parte dos artigos apresentou a efetividade da modalidade no processo de ensino-aprendizagem. Os instrumentos para a realização da capacitação na educação a distância em sua maioria foram disponibilizados por vídeo-aula e Moodle. Como considerações finais apontou-se que os artigos analisados apresentaram maior ênfase na qualidade da metodologia, o que proporcionou resultados efetivos no desenvolvimento das atividades propostas.

Biografia do Autor

Isabela Quaglia, Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR
Mestre em Promoção da Saúde - (linha de pesquisa em Educação e Tecnologias na Promoção da Saúde), Especialista em Educação a Distância e as Tecnologias Educacionais, Graduada em Pedagogia com Bacharelado em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica; Licenciatura em Educação Infantil - anos iniciais do Ensino Fundamental e Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio pela UniCesumar - Centro Universitário Cesumar. Participa do grupo de pesquisa do CNPq Formação Docente (GPFD) e Comunicação no ambiente digital (COMAMDI) e é membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Atualmente é Coordenadora Adjunta de Polo de Apoio Presencial, Professora Orientadora e Professora Avaliadora do Programa de Pós-graduação 'lato sensu' em Educação do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da UniCesumar - Centro Universitário Cesumar e Tutora Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) no Curso de Pedagogia (modalidade a distância) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Ariane Oliveira, Instituto Eficaz
Possui graduação em PEDAGOGIA pelo CENTRO UNIVERSITARIO DE MARINGÁ (2011). Atuou como tutora pedagógica no CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Atualmente é Pedagoga do CENTRO EDUCACIONAL DE MARINGÁ, . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a distância (EaD).
Ana Paula Machado Velho, Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR
Pós-doutoranda junto ao Laboratório de Arte e Tecnologia (LArt), da Universidade de Brasília (UnB). Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, como bolsista da CAPES. É jornalista da Assessoria de Comunicação Social da Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR), onde é responsável pela edição do Jornal da UEM, que tem como foco a divulgação da ciência. Ministrou voluntariamente oficinas de jornalismo para o curso de Comunicação e Multimeios da UEM. Atuou no ensino de graduação de jornalismo nas disciplinas de radiojornalismo e webjornalismo no Cesumar, onde também foi coordenadora de jornalismo da Rádio Universitária, RUC-FM. Atualmente, coordena o curso de especialização Mídias Digitais, do Centro Universitário de Maringá-PR. É professora do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) e de Tecnologias Limpas (PPGTL) do UniCesumar, em nível de mestrado. Pesquisa as Redes Sociais Digitais, Softwares Sociais e sua aplicação na Promoção da Saúde e o ambiente, com professores e técnicos que participam do Grupo de Pesquisa, vinculado ao CNPq, Comunicação em Ambiente Digital (Comamdi), do qual é líder. A produção do grupo dá suporte a um projeto de pesquisa ligado ao Ministério da Saúde e à Fundação Araucária-Paraná e a programas de divulgação científica na área da saúde e do ativismo ambiental na Rádio Universitária Cesumar.
Publicado
2015-04-30