Training in Health in Distance Education (De): A Systematic Analysis of Its Contents

  • Isabela Quaglia Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR
  • Ariane Oliveira Instituto Eficaz
  • Ana Paula Machado Velho Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR
Keywords: Training, Health, Distance Education (DE)

Abstract

An analysis of Training in Health in Distance Education is undertaken by a systematic review of the theme. A systematic review in databases of CAPES, BVS/BIREME and SCIELO was performed on results retrieved from titles related to Training in Health, DE mode, published in Portuguese, between 2008 and 2012. Descriptors were “distance education”, “health” and “training”. Results showed 304 scientific articles, reduced to 16, after discussions on exclusion criteria. Many articles presented the efficaciousness of the modality within the learning-teaching process. The instruments for training in Distance Education were mostly available by video-lessons and Moodle. The articles emphasized methodology which provided efficacious results in the development of the proposed activities.

Author Biographies

Isabela Quaglia, Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR
Mestre em Promoção da Saúde - (linha de pesquisa em Educação e Tecnologias na Promoção da Saúde), Especialista em Educação a Distância e as Tecnologias Educacionais, Graduada em Pedagogia com Bacharelado em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica; Licenciatura em Educação Infantil - anos iniciais do Ensino Fundamental e Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio pela UniCesumar - Centro Universitário Cesumar. Participa do grupo de pesquisa do CNPq Formação Docente (GPFD) e Comunicação no ambiente digital (COMAMDI) e é membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Atualmente é Coordenadora Adjunta de Polo de Apoio Presencial, Professora Orientadora e Professora Avaliadora do Programa de Pós-graduação 'lato sensu' em Educação do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da UniCesumar - Centro Universitário Cesumar e Tutora Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) no Curso de Pedagogia (modalidade a distância) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Ariane Oliveira, Instituto Eficaz
Possui graduação em PEDAGOGIA pelo CENTRO UNIVERSITARIO DE MARINGÁ (2011). Atuou como tutora pedagógica no CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Atualmente é Pedagoga do CENTRO EDUCACIONAL DE MARINGÁ, . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a distância (EaD).
Ana Paula Machado Velho, Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR
Pós-doutoranda junto ao Laboratório de Arte e Tecnologia (LArt), da Universidade de Brasília (UnB). Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, como bolsista da CAPES. É jornalista da Assessoria de Comunicação Social da Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR), onde é responsável pela edição do Jornal da UEM, que tem como foco a divulgação da ciência. Ministrou voluntariamente oficinas de jornalismo para o curso de Comunicação e Multimeios da UEM. Atuou no ensino de graduação de jornalismo nas disciplinas de radiojornalismo e webjornalismo no Cesumar, onde também foi coordenadora de jornalismo da Rádio Universitária, RUC-FM. Atualmente, coordena o curso de especialização Mídias Digitais, do Centro Universitário de Maringá-PR. É professora do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) e de Tecnologias Limpas (PPGTL) do UniCesumar, em nível de mestrado. Pesquisa as Redes Sociais Digitais, Softwares Sociais e sua aplicação na Promoção da Saúde e o ambiente, com professores e técnicos que participam do Grupo de Pesquisa, vinculado ao CNPq, Comunicação em Ambiente Digital (Comamdi), do qual é líder. A produção do grupo dá suporte a um projeto de pesquisa ligado ao Ministério da Saúde e à Fundação Araucária-Paraná e a programas de divulgação científica na área da saúde e do ativismo ambiental na Rádio Universitária Cesumar.
Published
2015-04-30