Análise Perfilométrica do Padrão de Desgaste Dentário de Indivíduos Bruxômanos e sua Inter-Relação com a Erosão Dentária: Um Estudo Longitudinal

  • Letícia Ladeira Bonato Universidade Federal Fluminense
  • Flávia de Souza Bastos Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Agnes Batista Meireles Universidade Federal de Minas Gerais
  • Renato Françoso de Ávila Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Campus Juiz de Fora)
  • Josemar Parreira Guimarães
Palavras-chave: Bruxismo, Desgaste Dentário, Erosão Dentária

Resumo

O desgaste dentário é considerado um processo fisiológico. Contudo, quando o mesmo apresenta-se acentuado, frequentemente o bruxismo é apontado como o único fator etiológico envolvido, desconsiderando-se outros possíveis padrões de desgaste, como a erosão e a abrasão. O propósito deste estudo foi avaliar através da análise da rugosidade superficial de dentes como é o padrão de desgaste dentário de mulheres diagnosticadas com erosão ácida e/ou atrição. Trata-se de um estudo descritivo observacional longitudinal. A amostra foi constituída por 20 mulheres entre 20 e 50 anos, divididas em grupo A (n=9), caracterizado por integrantes que realizavam o bruxismo, e grupo B (n=11), formado por mulheres que não realizavam tal função. Uma subdivisão foi ainda realizada, separando aquelas que possuíam fatores erosivos em sua dieta. Para obtenção das réplicas dentárias das pacientes, foi realizada moldagem da arcada superior com Silicona de Adição após minucioso exame clínico. Para análise da rugosidade superficial das amostras, foi utilizado o Rugosímetro Mitutoyo Surftest SJ-301. Todas as participantes do grupo A e B com fatores erosivos presentes apresentaram aumentos no parâmetro Ra, da ordem de 25,16%, 200% e 74,9%, respectivamente. O grupo B sem erosão foi o único em que a diferença observada não pode ser considerada significativa. Em relação à curva de material Abbot-Firestone, a diferença apresentou-se acentuada apenas nos grupos onde havia a presença de fatores erosivos. Os resultados mostraram que o padrão de desgaste dentário quando presentes fatores erosivos é acentuado quando comparado com o desgaste decorrente apenas da atrição.

Biografia do Autor

Letícia Ladeira Bonato, Universidade Federal Fluminense
Doutorado em andamento pela Universidade Federal Fluminense - UFF, Brasil.
Flávia de Souza Bastos, Universidade Federal de Juiz de Fora
Docente Adjunta II do Departamento de Mecânica Aplicada e Computacional da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, Brasil.
Agnes Batista Meireles, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutora em Bioengenharia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Brasil.
Renato Françoso de Ávila, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Campus Juiz de Fora)
Pós-doutorado sênior realizado na Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Brasil.
Josemar Parreira Guimarães
Doutor em Ortodontia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Brasil; Coordenador do Serviço de Diagnóstico e Orientação a Pacientes com Desordens Temporomandibulares.
Publicado
2015-09-28
Seção
Artigos Originais