Comparação entre Diferentes Exercícios Resistidos para Jovens não Treinadas

  • Maristella Borges Silva Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Fernando Max Lima Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Luciane Fernanda Rodrigues Martinho Fernandes Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Dernival Bertoncello Universidade Federal do Triângulo Mineiro Instituto de Ciências da Saúde Departamento de Fisioterapia Aplicada
Palavras-chave: Força Muscular, Terapia por Exercício, Treinamento de Resistência.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar e comparar os efeitos de 05 semanas de treinamento resistido sobre variáveis musculoesqueléticas, utilizando aparelhos de musculação ou massa corporal como resistência, em jovens não treinadas. Realizou-se estudo longitudinal, controlado, com 26 voluntárias divididas por sorteio simples em três grupos semelhantes: treinado com aparelho de musculação (GAM); treinado com resistência corporal (GRC); e sem treinamento – grupo controle (GC). Avaliações iniciais e reavaliações físicas após 05 semanas envolveram testes de flexibilidade, força e resistência muscular. Os grupos experimentais realizaram protocolos específicos de treinamento. De 15 variáveis analisadas, houve diferença significante em 09 favoráveis ao GRC e em 05 favoráveis aos GAM em relação ao GC. Houve diferença significante entre GRC e GAM somente para uma variável, favorável ao GAM. Constatou-se que 05 semanas de treinamento resistido foram suficientes para gerar alterações significantes sobre a flexibilidade, a força e a resistência muscular.

Biografia do Autor

Maristella Borges Silva, Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Fisioterapeuta, Mestre em Engenharia Biomédica (UFU), Doutoranda em Engenharia Biomédica (UFU)
Fernando Max Lima, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
Fisioterapeuta, Mestre em Educação Fìsica (UFTM), Doutorando em Engenharia Biomédica (UFU, Professor Substituto da UFTM
Luciane Fernanda Rodrigues Martinho Fernandes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
Fisioterapeuta, Mestre em Bioengenharia (USP), Doutora em Educação Fìsica (UNICAMP), Professora Associada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Dernival Bertoncello, Universidade Federal do Triângulo Mineiro Instituto de Ciências da Saúde Departamento de Fisioterapia Aplicada
Fisioterapia, Mestre e Doutor em Ciências Fisiológicas Professor Adjunto do Departamento de Fisioterapia Aplicada, Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Publicado
2015-12-31
Seção
Artigos Originas - Promoção da Saúde