Avaliação Nutricional e Risco para Doenças Cardiovasculares em Mulheres Idosas Residentes em Instituição Asilar

  • Flávia Regina Moleiro Cesumar
  • Rose Mari Bennemann Cesumar
Palavras-chave: Idosos, estado nutricional, risco para doenças cardiovasculares, Elderly, Nutritional status, Risk for cardiovascular disease.

Resumo

O aumento da expectativa de vida acarretou aumento no número de idosos na população. O Brasil está passando por um processo de envelhecimento rápido e intenso. A evolução da população geriátrica brasileira crescerá 3,22 vezes até o ano de 2025, o número de indivíduos acima de 65 anos aumentará 8,9 vezes e, acima de 80 anos, 15,6 vezes. O objetivo deste trabalho foi avaliar o estado nutricional e o risco para doenças cardiovasculares de mulheres idosas residentes em duas instituições asilares. O estado nutricional e o risco para doenças cardiovasculares (DCVs) foram determinados por meio da antropometria. Participaram do estudo 26 idosas. A avaliação do estado nutricional mostrou prevalência de peso adequado em 42,3% das idosas, quando avaliadas pela circunferência do braço (CB) e em 84,6% das idosas, quando avaliadas pela prega cutânea tricipital (PCT). Excesso de peso e obesidade foi verificado em 26,9% e 34,6% das idosas, respectivamente, quando avaliadas pelo índice de massa corporal (IMC). Em relação à circunferência muscular do braço (CMB) e a área muscular do braço (AMB), 88,5% apresentaram massa muscular adequada quando avaliadas pela CMB e 84,6% apresentaram massa muscular adequada, quando avaliadas pela AMB, indicando baixo risco nutricional. Da mesma forma a maioria (69,2%) das idosas apresentaram risco para doenças cardiovasculares. Os resultados retratam a necessidade de acompanhamento destes indivíduos.

Biografia do Autor

Flávia Regina Moleiro, Cesumar
Acadêmica do curso de Nutrição Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: flavia_moleiro@yahoo.com.br
Rose Mari Bennemann, Cesumar
Mestre em Saúde Pública pela USP; Docente do curso de Nutrição do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: rosemari@cesumar.br
Publicado
2008-09-25
Seção
Artigos Originais