Estudo Comparativo Sobre a Incidência da Sindrome de Burnout em Professores da Rede Pública e Privada de Maringá – PR

  • Fernanda Ferreti Vasconcelos Cesumar
  • Ilario Eing Granado Cesumar
  • Joaquim Martins Junior CESUMAR
Palavras-chave: Síndrome de Burnout, Professor, Ensino, Burnout Syndrome, Teacher, Teaching.

Resumo

A escola hoje tem sido considerada uma empresa e o professor é, muitas vezes, visto como um funcionário que além de realizar suas tarefas pedagógicas deve realizar inúmeras outras funções, além de sua carga horária. A intensificação dos afazeres do professor tem lhe ocasionado conflitos, pois seu tempo para estudos e atualizações se encontra demasiadamente reduzido. Burnout é o termo utilizado para designar um sentimento crônico de desânimo, apatia e despersonalização que atinge profissionais de várias áreas, principalmente da saúde e educação. Esta síndrome é o resultado do estresse emocional incrementado na interação com outras pessoas. Este estudo visa diagnosticar a presença, as causas, a incidência e o tratamento da Síndrome de Burnout em professores da rede pública e privada de Maringá - PR. Utilizando procedimentos descritivos, oitenta e dois professores de ambos os gêneros da rede pública e privada de ensino de Maringá - PR responderam a um questionário, desenvolvido por Maslach e Jackson (1981) para identificar a síndrome de Burnout. Da amostra pesquisada, 18,29% apresentaram sintomas desta síndrome, sendo que, de uma forma geral, toda a amostra apresentou algum sintoma de Burnout. A maioria dos professores que apresentaram todos os sintomas da síndrome possuía entre trinta e um e quarenta anos de idade e lecionava de nove a dezesseis anos. Foi então possível concluir que os professores mais jovens e com menor tempo de magistratura tendem a desenvolver a Síndrome de Burnout devido, principalmente, ao acúmulo de afazeres e também pela pressão que sofrem no seu ambiente de trabalho.

Biografia do Autor

Fernanda Ferreti Vasconcelos, Cesumar
Discente do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: ffvasconcelos@hotmail.com
Ilario Eing Granado, Cesumar
Discente do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: ilariogranado@hotmail.com
Joaquim Martins Junior, CESUMAR
Docente Dr. do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: jmjunior@cesumar.br
Publicado
2009-06-08
Seção
Artigos Originais