Estudo Comparativo Sobre a Incidência da Sindrome de Burnout em Professores da Rede Pública e Privada de Maringá – PR
Palavras-chave:
Síndrome de Burnout, Professor, Ensino, Burnout Syndrome, Teacher, Teaching.Resumo
A escola hoje tem sido considerada uma empresa e o professor é, muitas vezes, visto como um funcionário que além de realizar suas tarefas pedagógicas deve realizar inúmeras outras funções, além de sua carga horária. A intensificação dos afazeres do professor tem lhe ocasionado conflitos, pois seu tempo para estudos e atualizações se encontra demasiadamente reduzido. Burnout é o termo utilizado para designar um sentimento crônico de desânimo, apatia e despersonalização que atinge profissionais de várias áreas, principalmente da saúde e educação. Esta síndrome é o resultado do estresse emocional incrementado na interação com outras pessoas. Este estudo visa diagnosticar a presença, as causas, a incidência e o tratamento da Síndrome de Burnout em professores da rede pública e privada de Maringá - PR. Utilizando procedimentos descritivos, oitenta e dois professores de ambos os gêneros da rede pública e privada de ensino de Maringá - PR responderam a um questionário, desenvolvido por Maslach e Jackson (1981) para identificar a síndrome de Burnout. Da amostra pesquisada, 18,29% apresentaram sintomas desta síndrome, sendo que, de uma forma geral, toda a amostra apresentou algum sintoma de Burnout. A maioria dos professores que apresentaram todos os sintomas da síndrome possuía entre trinta e um e quarenta anos de idade e lecionava de nove a dezesseis anos. Foi então possível concluir que os professores mais jovens e com menor tempo de magistratura tendem a desenvolver a Síndrome de Burnout devido, principalmente, ao acúmulo de afazeres e também pela pressão que sofrem no seu ambiente de trabalho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-06-08
Como Citar
Vasconcelos, F. F., Granado, I. E., & Martins Junior, J. (2009). Estudo Comparativo Sobre a Incidência da Sindrome de Burnout em Professores da Rede Pública e Privada de Maringá – PR. Saúde E Pesquisa, 2(1), 23–26. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/924
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
A submissão de originais para a revista Saúde e Pesquisa implica na transferência da Carta Concessão de Direitos Autorais, pelos autores, dos direitos de publicação digital para a revista após serem informados do aceite de publicação.A Secretaria Editorial irá fornecer da um modelo de Carta de Concessão de Direitos Autorais, indicando o cumprimento integral de princípios éticos e legislação específica. Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de direito do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações, indicando claramente a revista Saúde e Pesquisa como o meio da publicação original. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte. A Saúde e Pesquisa adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.