Estudo Comparativo Sobre a Incidência da Sindrome de Burnout em Professores da Rede Pública e Privada de Maringá – PR

Autores

  • Fernanda Ferreti Vasconcelos Cesumar
  • Ilario Eing Granado Cesumar
  • Joaquim Martins Junior CESUMAR

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout, Professor, Ensino, Burnout Syndrome, Teacher, Teaching.

Resumo

A escola hoje tem sido considerada uma empresa e o professor é, muitas vezes, visto como um funcionário que além de realizar suas tarefas pedagógicas deve realizar inúmeras outras funções, além de sua carga horária. A intensificação dos afazeres do professor tem lhe ocasionado conflitos, pois seu tempo para estudos e atualizações se encontra demasiadamente reduzido. Burnout é o termo utilizado para designar um sentimento crônico de desânimo, apatia e despersonalização que atinge profissionais de várias áreas, principalmente da saúde e educação. Esta síndrome é o resultado do estresse emocional incrementado na interação com outras pessoas. Este estudo visa diagnosticar a presença, as causas, a incidência e o tratamento da Síndrome de Burnout em professores da rede pública e privada de Maringá - PR. Utilizando procedimentos descritivos, oitenta e dois professores de ambos os gêneros da rede pública e privada de ensino de Maringá - PR responderam a um questionário, desenvolvido por Maslach e Jackson (1981) para identificar a síndrome de Burnout. Da amostra pesquisada, 18,29% apresentaram sintomas desta síndrome, sendo que, de uma forma geral, toda a amostra apresentou algum sintoma de Burnout. A maioria dos professores que apresentaram todos os sintomas da síndrome possuía entre trinta e um e quarenta anos de idade e lecionava de nove a dezesseis anos. Foi então possível concluir que os professores mais jovens e com menor tempo de magistratura tendem a desenvolver a Síndrome de Burnout devido, principalmente, ao acúmulo de afazeres e também pela pressão que sofrem no seu ambiente de trabalho.

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Biografia do Autor

Fernanda Ferreti Vasconcelos, Cesumar

Discente do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: ffvasconcelos@hotmail.com

Ilario Eing Granado, Cesumar

Discente do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: ilariogranado@hotmail.com

Joaquim Martins Junior, CESUMAR

Docente Dr. do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: jmjunior@cesumar.br

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Publicado

2009-06-08

Como Citar

Vasconcelos, F. F., Granado, I. E., & Martins Junior, J. (2009). Estudo Comparativo Sobre a Incidência da Sindrome de Burnout em Professores da Rede Pública e Privada de Maringá – PR. Saúde E Pesquisa, 2(1), 23–26. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/924

Edição

Seção

Artigos Originais