Conhecimentos e práticas educativas de professoras de creches sobre saúde bucal

Palavras-chave: Integralidade em saúde, Necessidades e demandas de serviços de saúde, Sistema único de saúde

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar os conhecimentos e as práticas educativas de professoras de creches sobre saúde bucal. Trata-se de estudo qualitativo e descritivo, desenvolvido com 28 professoras em Manaus, Brasil. Os dados coletados por meio de entrevista semiestruturada foram sistematizados pela análise de conteúdo temática com apoio do recurso nuvem de palavras. Os resultados mostraram que, dentre as 28 (100%) entrevistadas, 23 concluíram a graduação e 5 possuíam graduação e pós-graduação. A idade variou entre 25 e 67 anos. As professoras tinham conhecimentos acerca de saúde bucal e enfatizaram os maus hábitos das crianças, que levavam à carie, e os hábitos saudáveis. Em relação às práticas educativas, emergiram tecnologias lúdicas. Concluiu-se que os conhecimentos das professoras sobre saúde bucal estavam fortemente ancorados na doença cárie, com indicativos de aproximação do modelo assistencial preventivo.

Biografia do Autor

Ana Paula Dias Ferreira, Universidade do Estado do Amazonas - UEA
Bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Graduanda de Odontologia da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus (AM), Brasil.
André Luiz Machado das Neves, Universidade do Estado do Amazonas - UEA
Psicólogo, doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos, ambos da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus (AM), Brasil.
Elizabeth Teixeira, Universidade do Estado do Amazonas - UEA
Docente Permanente do Mestrado Profissional - Enfermagem em Saúde Pública (PROENSP-UEA); Docente Permanente do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE-UEA); Docente Colaborador do Mestrado e Doutorado PPGMT, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus (AM), Brasil.

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Publicado
2022-04-29
Seção
Artigos Originas - Promoção da Saúde