Análise qualitativa do aleitamento materno com o uso do software IRAMUTEQ

  • Suzely Adas Saliba Moimaz Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Araçatuba (SP), Brasil.
  • Marcelo Augusto Amaral Faculdade de Odontologia de Araçatuba
  • Aline Maria Malachini Miotto Universidade Estadual de Maringá
  • Iris do Céu Clara Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Cléa Adas Saliba Garbin Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Araçatuba (SP), Brasil.
Palavras-chave: Aleitamento materno, Pesquisa qualitativa, Software

Resumo

Objetivou-se analisar a fala de gestantes sobre o aleitamento materno e aprofundar os fatores envolvidos no desmame precoce. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com uma amostra de 22 gestantes de 18 a 40 anos e período gestacional de 12 a 36 semanas. Foram realizados três grupos focais com a participação de moderador, observador e seis a nove gestantes, empregando-se um roteiro com questões norteadoras. Os discursos foram gravados, transcritos e os conteúdos textuais processados no software IRAMUTEQ e analisados pelas técnicas de Classificação Hierárquica Descendente, Análise de Conteúdo, Análise de Similitude e Nuvem de Palavras. Foram observadas 10.587 ocorrências de palavras, sendo 1.583 formas distintas. Destas, foram encontradas 289 palavras equiparadas por meio de Classificações Hierárquicas Descendentes e que resultaram em cinco categorias: causa do desmame, ansiedade e medo, conflito, enfrentamento e intenção de amamentar. Conclui-se que há intencionalidade por parte das gestantes para a prática do aleitamento materno, contudo, as análises lexicográficas do corpus textual demonstraram negação ao ato de amamentar e as possíveis causas para desmame precoce.

Biografia do Autor

Suzely Adas Saliba Moimaz, Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Araçatuba (SP), Brasil.
Docente titular do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Preventiva e Social, Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Araçatuba (SP), Brasil.
Marcelo Augusto Amaral, Faculdade de Odontologia de Araçatuba
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista.
Aline Maria Malachini Miotto, Universidade Estadual de Maringá
Docente Doutora do Departamento de Informática da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá (PR), Brasil.
Iris do Céu Clara Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Docente Doutora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal (RN), Brasil.
Cléa Adas Saliba Garbin, Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Araçatuba (SP), Brasil.
Docente titular do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Preventiva e Social, Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Araçatuba (SP), Brasil.
Publicado
2017-03-29
Seção
Artigos Originas - Promoção da Saúde