Health promotion of institutionalized elderly people and beliefs on aging: intergeneration project

  • Vivian Cristina Lederer Kratz Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) http://orcid.org/0000-0002-4809-8305
  • Viviana Furlanetto Manduca Schneider Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG)
  • Joice Cadore Sonego Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG)
  • Tânia Rudnicki Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG)
Keywords: Permanent institution for the elderly, Depression, Aging

Abstract

Current study analyzes qualitatively, through an empirical research, mixed method, longitudinal-prospective and analytic qualitative design, whether the intergenerational intervention of letter exchange influences depression levels in institutionalized elderly people and modifies beliefs on aging in young undergraduates. Five out of the seven elderly people who participated in the survey showed depression symptoms prior to intervention. Four elderly people improved their emotional status after intervention. Results show that intervention may affect beliefs on aging and reduce depression levels in elderly people living in ILPIs. Current activity aimed at health promotion within the context of institutions, enhancing discussion, interaction and time spending by elderly people, while valorizing their experiences. Changes also occurred in the undergraduates attitudes with regard to pre-established ideas. It also made possible discussions on the process, its potentialities and limitations.

Author Biographies

Vivian Cristina Lederer Kratz, Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG)
Jornalista e Psicóloga. Graduada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e em Psicologia pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), é especialista em Comunicação e Multimídia pela Université de Toulon (França), Universidade Fernando Pessoa (Portugal) e UCS. Cursou Aperfeiçoamento em Terapias Cognitivas pela Wainer Psicologia e realizou work experience pela Universidade de Cambridge (Inglaterra).
Viviana Furlanetto Manduca Schneider, Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG)
Graduação em Processos Gerenciais pela Faculdade de Tecnologia Internacional(2011), graduação em Psicologia pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha FSG (2016).
Joice Cadore Sonego, Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG)
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), especialização em Atendimento Clínico - Ênfase em Psicanálise (2015), mestrado (2007), doutorado (2015) e pós-doutorado (2016) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora associada do Núcleo de Infância e Família da UFRGS. Docente do Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG. Experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicanálise, Desenvolvimento humano e ciclo vital, Transição para a parentalidade em diferentes contextos, Interdisciplinaridade.
Tânia Rudnicki, Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG)
Psicóloga. Doutora em Psicologia pela PUC/RS. Pós-Doutora em Psicologia da Saúde pelo ISPA/PT). Terapeuta Cognitiva certificada pela FBTC. Mestre e Especialista em Psicologia Clínica com experiência na área da saúde e hospitalar, trabalhando principalmente os seguintes temas: terapia cognitiva (TC); tratamento psicológico com ênfase no comportamento e cognição relacionados à doença crônica, adesão, estresse, auto-eficacia e lócus de controle, Psico-oncologia, crescimento pós-traumático (CPT) em sobrevivente de câncer de mama e psicologia positiva. Pesquisadora Associada do Centro de Investigação William James ISPA/PT. Possui experiência na área de formação profissional em Psicologia e em prevenção e tratamento psicológico. É membro do GT ANPEPP em TCC.

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Published
2018-08-30
Section
Artigos Originas - Promoção da Saúde