Atuação Profissional dos Egressos do Curso de Nutrição de uma Instituição de Ensino Superior do Paraná

  • Gislaine Mara Neiro Panice Cesumar
  • Gersislei Antônia Salado Cesumar
Palavras-chave: Nutricionistas egressos, Atuação profissional, Pós-graduação, Perfil profissional, Nutritionists Egresses, Professional Performance, Pos-Graduation, Professional Profile.

Resumo

Este estudo teve o objetivo de avaliar a atuação profissional dos nutricionistas egressos do CESUMAR - Centro Universitário de Maringá, formados no período de 2004 a 2006. O perfil desejado dos egressos é de um profissional generalista, atuante e crítico, apto a atuar em todas áreas da nutrição. O instrumento para a coleta de dados foi um questionário estruturado, respondido pelo participante. A análise foi quali-quantitativa transversal, e foram identificados a área e cidade de atuação e o percentual de pós-graduação. Participaram 48,4 % dos egressos formados no período e, após análise dos resultados, verificou-se que 47,93% atuam em nutrição clínica, 31,4% em unidades de alimentação e nutrição, 9,09% em nutrição esportiva, 8,26% em saúde pública, 6,61% em docência, 5,79% em marketing, 2,48% em indústria de alimentos e 11,57% em outras áreas, a cidade de maior atuação foi Maringá (51,2%). Os gestores dos cursos de graduação em Nutrição necessitam conhecer a atuação de seus egressos e seu nível de satisfação, por ser esta uma ferramenta importante para nortear ações futuras para garantir qualidade dos cursos.

Biografia do Autor

Gislaine Mara Neiro Panice, Cesumar
Discente do Curso de Nutrição do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. Correspondência R: Dr Saulo Porto Virmond nº 1004, Residencial Castel Vecchio CEP 87005 090.
Gersislei Antônia Salado, Cesumar
Doutora em Ciência da Nutrição pela UNICAMP. Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR.
Publicado
2008-06-27
Seção
Artigos Originais