Relação entre a Fluorose Dentária e o Uso Precoce dos Dentifrícios Fluoretados

  • Maria Gisette Arias Provenzano Cesumar
  • Francielli T. Pasquim Cesumar
  • Daniela Rios Cesumar
  • Marina de Lourdes Calvo Fracasso Cesumar
Palavras-chave: Fluorose dentária, Dentifrícios fluoretados, Epidemiologia, Dental fluorosis, Fluoride toothpastes, Epidemiology.

Resumo

O objetivo do estudo é relacionar a presença da fluorose dentária com o uso precoce de dentifrício fluoretado. Inicialmente, as mães de 194 crianças (7-12 anos), pertencentes à Clínica Infantil do Cesumar, Maringá, Estado do Paraná responderam a um questionário objetivo, a fim de regatas o histórico da utilização dos dentifrícios fluoretados em seus filhos. Em seguida, realizou-se o exame clínico dos dentes anteriores permanentes das crianças, secos com jato de ar e iluminação artificial, utilizando-se o índice de Dean. A prevalência da fluorose dentária entre as crianças examinadas foi de 25,3% com maior prevalência do grau muito leve (77,7%). Das crianças estudadas, 86,6% iniciaram o uso do dentifrício antes dos três anos, no entanto 64,4% não apresentaram fluorose. Desta forma, o teste de Spearman não registrou correlação significante (p<0,05) entre a fluorose dentária e o início de uso do dentifrício nessa idade. A realização da escovação pela própria criança antes dos anos anos (14,4%) também não apresentou correlação (p<0,05) com a presença da fluorose dentária. Quanto à quantidade do dentifrício colocado na escova, na amostra total, 33% realizavam a forma longitudinal; 42,8% a forma transversal e 16,5% a quantidade correspondente a um grão de ervilha. Não se encontrou uma associação dependente (p,0,05) entre a fluorose dentária e o hábito de colocação do dentifrício na escova, sem a supervisão dos responsáveis. Diante destes resultados o uso precoce do dentifrício fluoretado quando avaliado como variável isolada, não determinou a ocorrência da fluorose dentária na população estudada.

Biografia do Autor

Maria Gisette Arias Provenzano, Cesumar
Mestre em Odontopediatria pela FOB-USP; Docente Assistente da Disciplina de Odontopediatria na Clínica Infantil e Clínica do Bebê do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. Endereço: R. Prudente de Moraes, 100 centro Ibiporã PR 86200-000.
Francielli T. Pasquim, Cesumar
Cirurgiã-dentista formada pelo Centro Universitário de Maringá – Cesumar
Daniela Rios, Cesumar
Doutora em Odontopediatria pela FOB-USP; Docente Assistente da Disciplina de Odontope-diatria na Clínica Infantil e Clínica do Bebê do Centro Universitário de Maringá–CESUMAR.
Marina de Lourdes Calvo Fracasso, Cesumar
Doutoranda em Odontopediatria pela FOB-USP; Docente Assistente da Disciplina de Odontopediatria na Clínica Infantil e Clínica do Bebê do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR.
Publicado
2008-06-27
Seção
Artigos Originais