Qualidade de vida de surdos usuários de libras no sul do Brasil

Palavras-chave: Linguagem de sinais, Promoção da saúde, Qualidade de vida, Surdez

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar a qualidade de vida (QV) de surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais que vivem no sul do Brasil, por meio do WHOQOL-Bref, e analisar os fatores que influenciam uma qualidade de vida mais favorável a esta parcela da população. Trata-se de um estudo transversal de natureza quantitativa, cuja coleta de dados se deu por meio da aplicação do questionário WHOQOL-Bref e de um questionário de caracterização da amostra. Participaram 60 surdos usuários de Libras moradores da região Sul do Brasil. Utilizou-se análise estatística por meio de métodos de estatística descritiva e métodos inferenciais considerando-se o nível de significância de 0,05 (5%). Os resultados apontaram que a média do escore total do WHOOQL-Bref foi de 43,3%. O domínio com maior escore foi o de relações sociais (64,31%) e o de menor escore o meio ambiente (54,77%). Os participantes surdos com nível maior de escolaridade e que se percebem proficientes no uso da língua portuguesa tiveram melhores escores de qualidade de vida. O compromisso com a QV da população brasileira, incluindo, a parcela surda, foco deste trabalho, pressupõe a formulação e o cumprimento de políticas públicas que visem o desenvolvimento de ações afirmativas direcionadas a superar condições de desigualdade e exclusão dessas pessoas, a fim de auxiliá-las a eliminar as barreiras que impedem ou dificultam sua participação na sociedade.

Biografia do Autor

Israel Bispo dos Santos, IFPR/SEED PR
Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná – UTP, Professor Pedagogo SEED e Intérprete de Libras IFPR Curitiba, Brasil.
Jair Mendes Marques
Doutor em Ciências Geodésicas, docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná - UTP, Brasil.
Ana Paula Berberian, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP
Fonoaudióloga. Doutora em História pela PUC/SP. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná - UTP, Brasil.
Giselle Aparecida de Athayde Massi, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP
Universidade Tuiuti do Paraná Fonoaudióloga e Doutora em Linguística, docente permanente do Programa de Pós-graduação em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP, Brasil.
Rita de Cássia Tonocchi, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP
Doutora em Letras/Linguística, docente do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação - Universidade Tuiuti do Paraná – UTP, Brasil.
Ana Cristina Guarinello, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP
Doctor´s Degree in Linguistic Studies; Professor in the Postgraduate Program in Communication Disorders at the Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Brazil.

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Publicado
2020-06-12
Seção
Artigos Originas - Promoção da Saúde