Acolhimento em Clínica-Escola: O Tratamento da Queixa

Autores/as

  • Dâmaris Campos Teixeira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Angela Rezende Vorcaro Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Palabras clave:

Acolhimento, Entrevistas Iniciais, Pesquisa, Psicanálise, Retificação Subjetiva, Reception, Initial Interviews, Research, Psychoanalysis, Subjective Rectification.

Resumen

O presente artigo visa a apresentar uma pesquisa e uma intervenção realizadas na perspectiva de desenvolver um método teórico-clínico de atendimento a demandas espontâneas que chegam à clínica-escola de Psicologia da UFMG. Sua origem remonta ao volume de pedidos de atendimento psicológico e à impossibilidade de responder a todos os solicitantes, gerando uma fila de espera de proporções irresolúveis. A partir da análise das solicitações e de suas diferenciações, foi possível constituir um processo de pesquisa em psicanálise concomitante ao atendimento clínico, no processo de estágio regular da graduação em psicologia. Este método vem sendo desenvolvido a partir de ferramentas psicanalíticas, uma vez que há o encontro do solicitante com um clínico que opera um dispositivo psicanalítico, tratando a queixa de modo que esta possa ser localizada como sintoma, ou seja, comprometendo quem diz com o que diz no mesmo movimento em que desdobra-se a rede de significâncias que deslocam a posição sígnica da queixa para a sua condição significante. Em atendimento de curto prazo, além do esclarecimento acerca do serviço prestado na clínica, opera-se a retificação subjetiva e, quando necessário, processa-se encaminhamento para tratamento psicológico. Foi constatado, a partir desta modalidade de abordagem do solicitante, que metade das buscas de atendimento psicológico são fugazes, pois não sustentam nem o primeiro contato pessoal. As demais buscas se dividem em encaminhamentos para outros serviços e em efetivos atendimentos psicológicos. Conclui-se que o acolhimento mostra-se viável neste contexto, pois além do atendimento psicológico imediato, constitui perspectiva concreta de tratamento psicológico terapêutico.

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Biografía del autor/a

Dâmaris Campos Teixeira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Psicóloga pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. E-mail: damariscteixeira@gmail.com

Angela Rezende Vorcaro, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Docente Dra. do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. E-mail: angelavorcaro@uol.com.br

Cómo citar

Teixeira, D. C., & Vorcaro, A. R. (2009). Acolhimento em Clínica-Escola: O Tratamento da Queixa. Saúde E Pesquisa, 2(2), 281–286. Recuperado a partir de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/1174

Número

Sección

Artigos de Revisão