Instrumentos para avaliação de risco de comportamento suicida na atenção básica: uma revisão de escopo

Instrument for assessing risk of suicidal behavior in primary care: scoping review

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9206.2024v17n4.e12784

Palabras clave:

Comportamento suicida, Cuidados de saúde primária, Avaliação de risco, Instrumentos, Escalas psicométricas

Resumen

Foi conduzida uma revisão de escopo a fim de para identificar e analisar os instrumentos de avaliação de risco de comportamento suicida na atenção básica, adotando as diretrizes de Arksey e O'Malley e a checklist PRISMA-ScR. A busca ocorreu nas bases PUBMED, Scielo, MEDLINE e Web of Science, com critérios de inclusão nos últimos cinco anos. 3.339 artigos foram selecionados na busca principal sendo refinados para 10 estudos finais. Ferramentas como ASQ, C-SSRS e CASSY foram identificadas, mas a análise crítica revelou divergências em sua eficácia, destacando limitações e pontos fortes. Os resultados fornecem uma visão abrangente sobre a eficácia e limitações das ferramentas de triagem de risco suicida na atenção básica, ressaltando a necessidade de escolha criteriosa e adaptação das ferramentas para garantir uma triagem eficaz. A heterogeneidade dos resultados destaca áreas críticas para futuras pesquisas e melhoria contínua das práticas clínicas.

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Biografía del autor/a

Giovanna Vallim Jorgetto, Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista

Doutora em Ciências da Saúde, Docente do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista - UNIFAE, São Paulo (SP)

Ana Vergínia Mangussi da Costa Fabiano, Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista

Formação para o Magistério (1992). Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - FAE (2004). Especialização em "Relações Interpessoais na Escola e a Construção da Autonomia Moral" pela Universidade de Franca - UNIFRAN (2006). Especialização em "Neuropsicologia Aplicada à Neurologia Infantil" pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2011). Mestrado em Educação, Ambiente e Sociedade pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - FAE (2014). Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - IP-USP (2023). É Neuropsicóloga habilitada pelo Conselho Federal de Psicologia, com Titulação de Especialista (2014). Possui título de Psicóloga Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia (2018). Atualmente é Psicóloga Clínica - Clínica São Camilo. Docente do Curso de Psicologia, Odontologia e Medicina do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - UNIFAE. Supervisora de Estágio em Psicologia Hospitalar na Santa Casa de Misericórdia Carolina Malheiros de São João da Boa Vista - UNIFAE. É membro do Grupo de Estudos em Psicologia do Desenvolvimento Moral - GPDM - do IP-USP. Tem experiência na área de Educação, Neuropsicologia, Psicologia Moral, Psicologia Hospitalar, Psicologia da Saúde e Psico-oncologia.

Betânia Alves Veiga Dell' Agli, Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Pós-doutorado (2013) pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. É coordenadora técnico-especializado(2007) do Centro de Atenção à Aprendizagem e ao Comportamento Infantil Casulo, Professora Colaboradora (2017) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e docente (2002) do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino Fae. Tem experiência em neuropsicologia do desenvolvimento e suas interfaces com a educação e com a saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: transtornos específicos da aprendizagem, problemas de comportamentos, afetividade e emoções morais, jogo de regras, primeira infância e prevenção.

Victor Doi Moura Melo, Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista

Psicólogo. Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - UNIFAE

Verônica Estrela da Silva , Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista

Psicóloga. Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - UNIFAE

Ana Carolina Vitor e Andrade, Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista

Psicóloga. Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - UNIFAE

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Publicado

2024-07-18

Cómo citar

Jorgetto, G. V., Mangussi da Costa Fabiano, A. V. ., Dell' Agli, B. A. V. ., Melo, V. D. M. ., Silva , V. E. da ., & Andrade, A. C. V. e . (2024). Instrumentos para avaliação de risco de comportamento suicida na atenção básica: uma revisão de escopo: Instrument for assessing risk of suicidal behavior in primary care: scoping review. Saúde E Pesquisa, 17(4), e12784. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2024v17n4.e12784

Número

Sección

Artigos de Revisão