Educação em saúde para pré-adolescentes: um relato de experiência sobre curricularização da extensão

Health education for pre-adolescents: an experience report on the integration of extension activities into the curriculum

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e13244

Palabras clave:

Educação em Saúde, Extensão Comunitária, Higiene, Saúde Coletiva

Resumen

O objetivo deste artigo é documentar a experiência adquirida no processo de elaboração de uma intervenção educacional de curricularização da extensão, realizada durante a graduação, no componente curricular de Saúde Coletiva I. Esta intervenção envolveu as etapas de diagnóstico situacional, com contato e visita à escola municipal, levantamento de necessidades, planejamento e elaboração de estratégias de educação em saúde para as ações de acordo com a realidade apresentada, intervenção com os estudantes do sexto e do sétimo ano do ensino fundamental e feedback da comunidade. Os resultados alcançados foram neste trabalho descritos como parte da última etapa da curricularização da extensão, levantando o impacto da troca de aprendizados com a comunidade na formação de futuros médicos, por meio do feedback dos acadêmicos.

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Biografía del autor/a

Mariana Krüger, Universidade da Região de Joinville

Estudante de Medicina

Helena Salustiano de Assis Pereira, Universidade da Região de Joinville

Estudante de Medicina

Larissa Pelissaro Zanluca, Universidade da Região de Joinville

Estudante de Medicina

Rebeca Paegle Beltrão Souza, Universidade da Região de Joinville

Estudante de Medicina

Anabelle Gentilini Filipaki, Universidade da Região de Joinville

Estudante de Medicina

Flaviane Mello Lazarini, Universidade da Região de Joinville

Pós-doutora pela Escola Paulista de Enfermagem-Unifesp (2020). Doutora em Ciências/Enfermagem pela Escola Paulista de Enfermagem-Unifesp (2016). Especialista em Educação na Saúde para Preceptores do SUS pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (2014). Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina (2012). Graduada em enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Tem experiência em docência na área de saúde coletiva, trabalho interdisciplinar, gestão em saúde, vigilância epidemiológica, ética e bioética, metodologia científica e educação em saúde para cursos de graduação e pós graduação das ciências da saúde (enfermagem, medicina, farmácia, psicologia, naturologia, educação física) e ensino técnico em enfermagem nas áreas de clínica médica, fundamentos de enfermagem, semiologia e semiotécnica, anatomia, fisiologia e fisiopatologia. Atualmente exerce docência, pesquisa e extensão na área da saúde, bem como, presta assessoria à Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade da Região de Joinville-Univille. Coordena a Comissão de Residências Multiprofissionais em Saúde (COREMU) do Hospital Municipal São José.

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Publicado

2025-11-23

Cómo citar

Krüger, M., Pereira, H. S. de A., Zanluca, L. P., Souza, R. P. B., Filipaki, A. G., & Lazarini, F. M. (2025). Educação em saúde para pré-adolescentes: um relato de experiência sobre curricularização da extensão: Health education for pre-adolescents: an experience report on the integration of extension activities into the curriculum. Saúde E Pesquisa, 18, e13244. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e13244

Número

Sección

Artigos Originais