Promoção da saúde de estudantes universitários: a influência das habilidades sociais
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9206.2022v15n3.e10679Palavras-chave:
Habilidades sociais, Promoção da saúde, Qualidade de vida, Saúde do estudante, UniversidadeResumo
O presente estudo objetivou analisar a influência das Habilidades Sociais na qualidade de vida do estudante universitário (n = 923) de uma instituição de ensino superior na capital paulista. Como método, realizou-se um estudo exploratório, de caráter descritivo e natureza quantitativa. Para coleta de dados, foram aplicados questionário sociodemográfico, Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette) e WHOQOL-Bref. Foram realizadas análises estatísticas com GraphPadPrism. Os resultados mostraram que houve predomínio de jovens (80,04%), mulheres (63,2%); e foi encontrada correlação significante entre os escores de qualidade de vida e de habilidades sociais. Concluiu-se que, quanto maiores os índices de habilidades sociais, maior a qualidade de vida dos estudantes universitários. Isso remete ao potencial de construção de ambientes saudáveis que fomentem o desenvolvimento de habilidades sociais, geradoras de universidades promotoras de saúde.Downloads
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