A experiência da COVID-19 pelo olhar de quem apresentou a doença: um estudo qualitativo

Palavras-chave: Infecções por coronavírus, Processo saúde-doença, Angústia psicológica

Resumo

Conhecer e compreender, por meio do olhar da pessoa que apresentou a COVID-19, como foi ter passado por essa experiência. Pesquisa descritiva exploratória qualitativa. População do estudo composta por indivíduos com diagnóstico de COVID-19 encaminhados para tratamento em um centro de reabilitação física. Coleta de dados realizada por meio de um questionário (caracterização) e entrevista semiestruturada. As respostas da entrevista foram analisadas com a Análise do Conteúdo (Bardin). Os participantes relataram uma experiência ruim e difícil, com uma doença desconhecida. Diversos sentimentos foram vivenciados, sendo o medo muito enfatizado. Os entrevistados apresentaram limitações físicas, emocionais e perda da independência. Passaram a se preocupar mais com sua saúde e valorizar mais a família, amigos e profissionais da saúde. É importante a assistência precoce a essa população, disponibilizando meios de informações sobre a doença, atendimento psicoterapêutico e de reabilitação, prevenindo efeitos a longo prazo, que dificultam sua recuperação.

Biografia do Autor

Keila Okuda Tavares, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (1998). É Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE, do Campus de Cascavel-PR, onde ministra a disciplina de Introdução à Pesquisa e Fisioterapia Pneumofuncional. Mestrado em Ciências da Saúde (Conceito CAPES 5) pela Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil. Doutorado em andamento em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Vilmar Malacarne, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Possui graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atua na graduação e na pós-graduação Lato e Stricto Sensu. Tem experiência na área de Filosofia e Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Ética, Ciência e Religião. Coordenador geral do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - NUPECIM.

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Publicado
2023-09-30
Seção
Artigos Originais