Síndrome de Burnout em professores durante a pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9206.2023v16n3.e11637

Palavras-chave:

COVID-19, Esgotamento profissional, Docentes, Saúde mental

Resumo

Avaliar o acometimento da síndrome de Burnout e estratégias de coping relacionadas ao trabalho de professores em tempos de COVID-19. Trata- se de um estudo transversal, realizado com 114 professores de todos os níveis de ensino, residentes na capital Teresina, Piauí. A coleta foi realizada por meio de um formulário com informações sociodemográficas e profissionais, no período que compreendeu os meses de maio a julho de 2022, por meio da técnica survey. Os dados foram processados no software IBM® SPSS®, versão 26.0. A análise inferencial foi realizada por meio do teste de correlação de Pearson; a comparação das médias foi realizada por meio do teste ANOVA One-Way, com pós-teste de Tukey quando significativa. Foi verificada uma associação estatisticamente significativa entre o sexo dos professores e a estratégia de enfrentamento do tipo controle (p=0,001), de modo que professores do sexo masculino utilizaram a estratégia controle para enfrentamento dos estressores.

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Biografia do Autor

Tatiana Naiana Rodrigues dos Santos Pôrto, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Enfermeira pela Faculdade de Ensino Superior Múltiplo- IESM, Especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Ensino Superior Múltiplo - IESM, Especialista em Saúde da Família pela Faculdade de Ensino Superior Múltiplo - IESM, Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Ensino Superior Múltiplo - IESM, Mestre em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Piauí- UFPI. Experiência como avaliadora de trabalhos científicos em Congressos e Seminários e mentoria em Trabalhos de Conclusão de Curso e Artigos científicos.

Fernando José Guedes da Silva Júnior, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Enfermeiro. Especialista em Saúde da Família pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF). Mestre e Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem/Centro de Ciências da Saúde/UFPI. Docente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Saúde da Família (RENASF/FIOCRUZ/UFPI). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Saúde (UFPPI).

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Publicado

2023-09-30

Como Citar

Pôrto, T. N. R. dos S. ., & Silva Júnior, F. J. G. da. (2023). Síndrome de Burnout em professores durante a pandemia de COVID-19 . Saúde E Pesquisa, 16(3), 1–14. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2023v16n3.e11637

Edição

Seção

Artigos Originais