Uso do teleatendimento para educação em dor crônica: estudo de adequação e viabilidade

Use of telecare for chronic pain education: suitability and feasibility study

Palavras-chave: Dor crônica, Educação em saúde, Atenção primária à saúde, Teleatendimento

Resumo

A dor crônica é um problema de saúde pública que estimula a procura por um método eficaz de manejo da dor. Avaliar a implementação do programa online de autogerenciamento da dor crônica “EducaDor” no Sistema Único de Saúde. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com pesquisadores, acadêmicos de graduação, vinculados ao programa EducaDor de uma universidade pública estadual. Foi aplicado um questionário estruturado por meio de entrevista e utilizada análise temática para análise dos achados. Foram conduzidas treze entrevistas, que evidenciaram o potencial de implantação da educação em saúde proporcionado pelo programa aos usuários da atenção básica em saúde. Além disso, a forma de entrega do programa oferece a oportunidade de facilitar o acesso dos usuários aos tratamentos, reduzindo os custos para os cofres públicos. O programa EducaDor possui um potencial para implementação, auxiliando o desenvolvimento da saúde digital no sistema público de saúde brasileiro.

Biografia do Autor

Milena Andrade, Universidade Estadual do Centro-Oeste
Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO. Pós-graduanda em Fisioterapia Neonatal e Pediátrica pela Faculdade de Integração do Certão (FIS). Mestranda em Nanociências em Biociências pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).
Cintia Raquel Bim, Universidade Estadual do Centro-Oeste
Fisioterapeuta, doutora em Saúde Coletiva. GRADUAÇÃO em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR (2001), ESPECIALIZAÇÃO em Fisioterapia em Neurologia pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2003), MESTRADO em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2007), DOUTORADO em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2019). Docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste-UNICENTRO, Guarapuava-PR, desde 2002. Membro da sessão estadual da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia - ABENFISIO- Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Fisioterapia desde 2009. Tutora de área do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Primária com ênfase em Saúde da Família da UNICENTRO. Tem experiência na área de Fisioterapia Neurofuncional, Fisioterapia na Atenção Básica e método Pilates. Atualmente atua em Fisioterapia Neurofuncional, Fisioterapia na Atenção Básica, Fisioterapia e Saúde Coletiva e Ensino em Fisioterapia Saúde e Método Pilates.
Heloisa Schoefel Simão, Universidade Estadual do Centro-Oeste
Discente do curso de Fisioterapia
Lainy Franciely Lich Vier, Universidade Estadual do Centro-Oeste
Graduanda em Fisioterapia.
Sibele de Andrade Melo Knaut, Universidade Estadual do Centro-Oeste
Graduada em Fisioterapia pela Universidade Tuiuti do Paraná, mestre e doutora em ciências biomédicas - opção reabilitação, pela Université de Montréal, Canada. Professora colaboradora da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO) de 2012 a 2017. Diretora acadêmica da Faculdade Inspirar de 2018 a 2019. Atualmente é professora adjunta da UNICENTRO - Departamento de Fisioterapia. Tem experiência na área de Fisioterapia Neurofuncional atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação e tratamento de indivíduos com disfunções neurológicas, comportamento motor, fisioterapia na avaliação e tratamento de dor neuropática, estimulação sensorial na melhora do movimento voluntário e estimulação transcraniana. Vice-presidente da ABRAFIN (gestão 2014-2017). Diretora presidente da ABRAFIN gestão 2017-2020. Membro e Delegada do Paraná da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional - ABRAFIN (www.abrafin.org.br) Membro do Comitê Executivo da International Neurological Physical Therapy Association - INPA. Co-Editora do "Somatosensory Pain Rehabilitation".
Marina Pegoraro Baroni, Universidade Estadual do Centro-oeste e Universidade Cidade de São Paulo
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004), especialização em Fisioterapia em Ortopedia, Traumatologia e Desportiva pela Faculdade Evangélica do Paraná (2006) e mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2008). Atualmente é docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), com lotação no Departamento de Fisioterapia. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: escoliose, dor crônica, educação em dor e Pilates.
Bruno Tirotti Saragiotto, Universidade Cidade de São Paulo
Bolsista produtividade em pesquisa CNPq nível 2.Doutor pela School of Public Health, The University of Sydney, Austrália, Mestre em Fisioterapia pela na Universidade Cidade de São Paulo e graduado em Fisioterapia pelo Centro Universitário São Camilo. Atualmente é docente permanente do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Cidade de São Paulo, pesquisador honorário do Institute for Musculoskeletal Health, The University of Sydney e pesquisador colaborador do Centre for Pain, Health and Lifestyle (centrephl.org). Atua como editor associado no Brazilian Journal of Physical Therapy e na Cochrane Collaboration. Co-líder da rede de colaboração para jovens pesquisadores (theicecreamblog.com), integrante do grupo Pesquisa em Dor (pesquisaemdor.com.br) e co-criador do blog PEDrinho, vinculado a base de dados em fisioterapia PEDro. O foco atual de sua pesquisa é em intervenções para dor crônica, particularmente intervenções à distância e uso de tecnologia em saúde.Bruno já publicou mais de 100 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais (incluindo editoriais e cartas ao editor) assim como citações em diretrizes de prática clínica (índice H ISI: 22, Scopus: 22, GScholar: 25). Um de seus estudos foi nomeado pelo periódico Annals of Internal Medicine como um dos 8 estudos mais importantes do mundo no ano de 2016.

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Publicado
2024-08-25
Seção
Artigos Originais