Uso do teleatendimento para educação em dor crônica: estudo de adequação e viabilidade
Use of telecare for chronic pain education: suitability and feasibility study
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9206.2024v17n3.e12478Palavras-chave:
Dor crônica, Educação em saúde, Atenção primária à saúde, TeleatendimentoResumo
A dor crônica é um problema de saúde pública que estimula a procura por um método eficaz de manejo da dor. Avaliar a implementação do programa online de autogerenciamento da dor crônica “EducaDor” no Sistema Único de Saúde. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com pesquisadores, acadêmicos de graduação, vinculados ao programa EducaDor de uma universidade pública estadual. Foi aplicado um questionário estruturado por meio de entrevista e utilizada análise temática para análise dos achados. Foram conduzidas treze entrevistas, que evidenciaram o potencial de implantação da educação em saúde proporcionado pelo programa aos usuários da atenção básica em saúde. Além disso, a forma de entrega do programa oferece a oportunidade de facilitar o acesso dos usuários aos tratamentos, reduzindo os custos para os cofres públicos. O programa EducaDor possui um potencial para implementação, auxiliando o desenvolvimento da saúde digital no sistema público de saúde brasileiro.Downloads
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