Acadêmicos de enfermagem: associação entre estresse, fatores sociodemográficos, econômicos e tempo de curso
Nursing students: association between stress, sociodemographic and economic factors and course time
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e12982Palavras-chave:
Estresse Psicológico, Estudantes de Enfermagem, Fatores Socioeconômicos, UniversidadesResumo
Associar estresse, aspectos sociodemográficos e econômicos e tempo de curso de graduandos de enfermagem de diferentes nacionalidades de uma universidade federal de cunho internacional. Trata-se de uma pesquisa observacional analítica e transversal com acadêmicos brasileiros e estrangeiros do início, meio e fim do curso de enfermagem de uma universidade federal e internacional, no ano de 2019. Após consentimento, aplicaram-se questionário e instrumento sobre estresse. Dos 103 participantes do primeiro, quinto e décimo semestres, 46,81%, 61,54% e 47,06% apresentaram alto nível de estresse, respectivamente. Dos estudantes do quinto semestre, observou-se associação significativa entre ser estudante brasileiro e exibir alto nível de estresse, bem como ser do sexo feminino e apresentar alto nível de estresse. Conclui-se que os graduandos de todos os semestres apresentaram nível elevado de estresse. A presença desse, seu nível e domínio se associaram à nacionalidade, sexo, idade e semestre em curso dos estudantes.Downloads
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