Acadêmicos de enfermagem: associação entre estresse, fatores sociodemográficos, econômicos e tempo de curso

Nursing students: association between stress, sociodemographic and economic factors and course time

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e12982

Palavras-chave:

Estresse Psicológico, Estudantes de Enfermagem, Fatores Socioeconômicos, Universidades

Resumo

Associar estresse, aspectos sociodemográficos e econômicos e tempo de curso de graduandos de enfermagem de diferentes nacionalidades de uma universidade federal de cunho internacional. Trata-se de uma pesquisa observacional analítica e transversal com acadêmicos brasileiros e estrangeiros do início, meio e fim do curso de enfermagem de uma universidade federal e internacional, no ano de 2019. Após consentimento, aplicaram-se questionário e instrumento sobre estresse. Dos 103 participantes do primeiro, quinto e décimo semestres, 46,81%, 61,54% e 47,06% apresentaram alto nível de estresse, respectivamente. Dos estudantes do quinto semestre, observou-se associação significativa entre ser estudante brasileiro e exibir alto nível de estresse, bem como ser do sexo feminino e apresentar alto nível de estresse. Conclui-se que os graduandos de todos os semestres apresentaram nível elevado de estresse. A presença desse, seu nível e domínio se associaram à nacionalidade, sexo, idade e semestre em curso dos estudantes.

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Biografia do Autor

Nicásio Urinque Mendes, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeiro e doutorando do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis - SC, Brasil.

Natatcha Alexandrino Silva de Paiva , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Enfermeira 

Letícia Pereira Felipe, Hospital Geral de Fortaleza

Enfermeira e residente em Neurologia e Neurocirurgia de Alta Complexidade da Escola de Saúde Pública (ESP/CE), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Fortaleza - CE, Brasil.

Davide Carlos Joaquim, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeiro e pós-doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza - CE, Brasil

Rodolfo de Melo Nunes , Centro Universitário Fametro

Farmacêutico, Doutor em Ciências Médicas e Docente no Centro Universitário Fametro (UniFametro), Fortaleza-CE, Brasil

Ana Caroline Rocha de Melo Leite, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2002), mestrado em Farmacologia pela UFC (2005) e doutorado em Ciências Médicas pela UFC (2010). Realizou parte de suas atividades de pós-doutorado na Universidade de São Paulo - USP - Ribeirão Preto. Atualmente, participa do corpo docente dos cursos de Enfermagem e Farmácia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab. Participa, como docente permanente, do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Unilab. Atua como pesquisadora no Grupo de Pesquisa Biotecnologia Aplicada (BIOTA) da Unilab, na linha de pesquisa "Interdisciplinaridade no Cuidado em Saúde Bucal". Atua como colaboradora no Grupo Educação, Tecnologia e Saúde (GETS) da UFC. Atua como orientadora na Liga Acadêmica de Oncologia e Genética (ONCOGENE) da Unilab.

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Publicado

27-04-2025

Como Citar

Urinque Mendes, N., Paiva , N. A. S. de, Pereira Felipe, L., Carlos Joaquim, D., de Melo Nunes , R., & Rocha de Melo Leite, A. C. (2025). Acadêmicos de enfermagem: associação entre estresse, fatores sociodemográficos, econômicos e tempo de curso: Nursing students: association between stress, sociodemographic and economic factors and course time. Saúde E Pesquisa, 18, e12982. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e12982

Edição

Seção

Artigos Originais