Saúde Pública, Atividade Física e Qualidade de Vida de Idosos: Uma Reflexão Teórica

  • Ramon Missias Moreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Jules Ramon Brito Teixeira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Eduardo Nagib Boery Universidade Estadual
  • Rita Narriman Silva de Oliveira Boery Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Tilson Nunes Mota Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Palavras-chave: Envelhecimento, Atividade Física, Saúde Pública, Educação Física, Qualidade de Vida

Resumo

O crescimento da taxa de longevidade é uma realidade na história da humanidade. O Brasil, nas últimas décadas, passa por este processo. O desenvolvimento socioeconômico e cultural, aliados à modernidade tecnológica e a redução da taxa de fecundidade, possibilitou, no Brasil, o aumento da longevidade, possibilitando melhores condições de vida às pessoas da terceira idade. Paralelamente, são reconhecidos os benefícios decorrentes da prática de atividade física regular para a qualidade de vida deste grupo etário. Levando-se em consideração estas questões, objetivou-se neste estudo uma reflexão teórica sobre a relação entre envelhecimento, saúde pública, Educação Física e atividade física na promoção da qualidade de vida.

Biografia do Autor

Ramon Missias Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Educador Físico; Mestre em Saúde Pública pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB; Docente do Departamento de Saúde da UESB; Pesquisador do Grupo de Pesquisa Saúde e Qualidade de Vida/SQV/UESB
Jules Ramon Brito Teixeira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Enfermeiro; Mestrando em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Saúde e Qualidade de Vida/SQV/UESB.
Eduardo Nagib Boery, Universidade Estadual
Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Líder do Grupo de Pesquisa Saúde e Qualidade de Vida/SQV/UESB. Docente Titular e Permanente da Graduação e Mestrado em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Rita Narriman Silva de Oliveira Boery, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Pós Doutora em Bioética pela Universidade Católica Portuguesa/Porto. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo. Líder do Grupo de Pesquisa Saúde e Qualidade de Vida/SQV/UESB. Docente Titular e Permanente da Graduação e Mestrado em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Tilson Nunes Mota, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Enfermeiro. Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Saúde e Qualidade de Vida/SQV/UESB.
Publicado
2013-07-12
Seção
Artigos de Revisão