Avaliação Microbiológica em Diferentes Meios de Cultura Após a Remoção do Disjuntor de HAAS

  • Jéssica Ettienny Esteves Gomes UniCesumar
  • Renata Tereza Pinat da Silva UniCesumar
  • Rosely Suguino UniCesumar
  • Maria Paula Jacobucci Botelho UniCesumar
Palavras-chave: Biofilme, Expansão, Bactérias

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a presença de diferentes tipos de microrganismos após a remoção do disjuntor de Haas em crianças na fase da dentadura mista. A amostra constituiu-se de doze pacientes na fase da dentadura mista, na faixa etária de 6 a 10 anos de idade submetidos ao tratamento com o disjuntor de Haas, provenientes da Clínica Integrada Infantil do Cesumar e de uma clínica de Ortodontia da cidade de Maringá. Após a remoção do disjuntor de Haas com o auxílio do swab, coletou-se a placa bacteriana aderida à superfície acrílica em duas regiões: uma próxima ao parafuso expansor (região B) e outra na superfície mais ampla da região do palato (região A). O biofilme foi semeado em três placas de Petri, cada qual contendo um meio de cultura diferente: Ágar Mitis Salivarius, Ágar Sabouraud e Ágar Rogosa, para a verificação de presença e contagem de Streptococcus, fungos e Lactobacillus, respectivamente. Os resultados obtidos demonstraram a presença predominante de fungos e lactobacilos na região B (parafuso), ao contrário dos estreptococos, que prevaleceram na região acrílica (A). Este aumento no número de colônias de determinadas bactérias e fungos sugere a necessidade da realização de uma profilaxia periódica para controle da placa em pacientes com o disjuntor de Haas.

Biografia do Autor

Jéssica Ettienny Esteves Gomes, UniCesumar
Acadêmica do Curso de Odontologia da UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá, Maringá, PR; Bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Unicesumar (PROBIC)
Renata Tereza Pinat da Silva, UniCesumar
Pesquisadora colaboradora, acadêmica do Curso de Odontologia da UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá, Maringá – PR
Rosely Suguino, UniCesumar
Orientadora, Docente da UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá, Maringá, PR
Maria Paula Jacobucci Botelho, UniCesumar
Coorientadora, Docente da UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá, Maringá, PR
Publicado
2013-07-16
Seção
Artigos Originais