Satisfação de Idosos Residentes em Municípios de Pequeno Porte com os Serviços Públicos Ofertados

Palavras-chave: dministração em Saúde Pública, Promoção da Saúde, Qualidade de Vida, Serviços de Saúde para Idoso

Resumo

O objetivo deste trabalho é conhecer as percepções de idosos residentes em municípios de pequeno porte em relação à satisfação com os serviços públicos de transporte, lazer e atendimento em saúde. O estudo foi realizado em cinco municípios de Minas Gerais e incluiu 32 idosos de ambos os sexos, com residência nas zonas rural e urbana, que foram entrevistados a partir de um roteiro estruturado norteado pelos domínios ambiental e social dos questionários WHOQOL-BREF e WHOQOL-OLD. Posteriormente as entrevistas foram transcritas e os temas emergentes categorizados. A maioria relatou satisfação com os serviços ofertados sugerindo melhorias em diversos aspectos, como: ampliar a oferta, informação e o acesso aos serviços de saúde, investir no atendimento prioritário, na redução do tempo de espera nas filas para agendamento de consultas e na capacitação dos profissionais, além de ampliar a oferta de transporte para lazer e vida social. A implementação destas prioridades mostrou-se importante recurso para garantir-lhes melhor qualidade de vida e saúde.

Biografia do Autor

Lara Carvalho Vilela de Lima, Universidade de Franca.
Fisioterapeuta. Doutora em Promoção da Saúde pela Universidade de Franca, SP.
Wilza Vieira Vilella, Unifran e Unifesp.
Médica. Livre docente em Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Docente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde – Unifran, e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Departamento de Medicina Preventiva – Unifesp, Campus SP. E-mail: wilza.villela@gmail.com
Cleria Maria Lobo Bittar, UNIVERSIDADE DE FRANCA
Psicóloga. Docente do curso de Psicologia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde da Universidade de Franca, SP. Doutora em Serviço Social (UNESP campus de Franca). Pós doutorado pelo Instituto Universitário de Estudo de Mulheres, Universidade de Valencia, Espanha).
Publicado
2016-06-14
Seção
Artigos Originais