Influência dos fatores biológicos e socioeconômicos no desenvolvimento neuropsicomotor de pré-escolares

  • Juliana Fernandes Pereira Universidade Estadual de Goiás
  • Cibelle Kayenne Martins Roberto Formiga Universidade Estadual de Goiás
  • Martina Estevam Brom Vieira Universidade Estadual de Goiás
  • Maria Beatriz Martins Linhares Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
Palavras-chave: Desenvolvimento infantil, Pré-escolares, Creches, Fatores socioeconômicos

Resumo

O objetivo do estudo foi caracterizar as variáveis socioeconômicas e psicossociais de crianças que frequentam creches públicas e avaliar a influência destes fatores no desenvolvimento neuropsicomotor. Realizou-se um estudo analítico-observacional transversal com 61 crianças, de ambos os sexos, com idade de quatro a seis anos, frequentadoras das creches públicas na cidade de Goiânia (GO). O desenvolvimento infantil foi avaliado pelo teste de triagem de Denver II e foi aplicado questionário socioeconômico, classificação ABEP e questionários sobre os dados biológicos e clínicos da criança com os pais. Verificou-se que 77% das crianças avaliadas apresentaram risco na classificação global do teste de Denver II, sendo típicas nas áreas psicossocial, motor fino, motor amplo e linguagem. A análise da influência dos fatores revelou que a renda familiar (até R$2.000,00) esteve associada com maior porcentagem de risco no desenvolvimento da linguagem (64%). Os demais fatores não tiveram diferença estatisticamente significativa. Conclui-se que crianças aparentemente normais possam apresentar risco em seu desenvolvimento e a necessidade de novos estudos que apontem a influência significativa dos fatores socioeconômicos e psicossociais sobre o desenvolvimento neuropsicomotor.

Biografia do Autor

Cibelle Kayenne Martins Roberto Formiga, Universidade Estadual de Goiás
Fisioterapeuta, Doutora em Ciências Médicas.

Referências

ANDRADE, S. E.; RAEBEL, M. A.; BROWN J.; LANE K.; LIVINGSTON, J.; BOUDREAU, D.; ROLNICK, S. J.; ROBLIN, D.; SMITH, D. H.; WILLY, M. E.; STAFFA, J. A.; PLATT, R. Use of antidepressant medications during pregnancy: a multisite study. Am J Obstet Gynecol., v. 198, n. 2008, p. 194.e1-194.e5.

BALTIERI, L.; SANTOS, D. C. C.; GIBIM, N. C.; SOUZA, C. T.; BATISTELA, A. C. T.; TOLOCKA, R. E. Desempenho motor de lactentes frequentadores de berçários em creches públicas. Rev Paul Pediatr., v. 28, n. 3, 2010, p. 283-289.

BARROS, K. M. F. T.; FRAGOSO, A.G.C.; OLIVEIRA, A.L.B.; CABRAL FILHO, J.E.; CASTRO, R.M. Do environmental influences alter motor abilities acquisition? A comparison among children from day-care centers and private schools. Arq. Neuro-Psiquiatr., v. 61, n. 2A, 2003.

BISCEGLI, T. S.; POLIS. L. B.; SANTOS, L. M.; VICENTIM, M. Avaliação do estado nutricional e do desenvolvimento neuropsicomotor em crianças frequentadoras de creche. Rev Paul Pediatr, v.25 n.4, 2007, p. 337-342.

BRITO, C. M. L.; VIEIRA, G. L; COSTA, M. C. O.; OLIVEIRA, N. F. Desenvolvimento neuropsicomotor: o teste de Denver na triagem dos atrasos cognitivos e neuromotores de pré-escolares. Cad Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 27, n. 7, 2011, p.1403-1414.

CAMPOS, A. N.; SILVA, L. H.; PEREIRA, K.; ROCHA, N. A. C. F.; TUDELLA, E. Psychomotor intervention on children of low socioeconomic status. Fisioter Pesqui., São Paulo, v.15, n.2, p.188-93, 2008.

CARVALHO, A. E.V.; LINHARES, M. B. M.; MARTINEZ, F. E. História de desenvolvimento e comportamento de crianças nascidas pré-termo e baixo-peso (<1500g). Psicol Reflex e Crít., Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 1-33, 2001.

ÇELIKKIRAN, S.; BOZKURT, H.; COSKUN, M. Denver Developmental Test Findings and their Relationship with Sociodemographic Variables in a Large Community Sample of 0–4-Year-Old Children. Noro Psikiyatr Ars, v. 52, 2015, p.180-184.

COSTA, E. F.; CAVALCANTE, L. I. C.; DELL’AGLIO, D. D. Language development profile of children in Belen, according to Denver Developmental Screening Test. Rev CEFAC, v. 17, n.4, 2015, p.1090-1102.

CRÓ, M. L.; PINHO, A. M. A primeira infância e a avaliação do desenvolvimento pessoal e social. Rev Ibero-am Educação, Coimbra, n. 56/1, 2011.

CROOKSTON, B. T.; FORSTE, R.; MCCLELLAN, C.; GEORGIADIS, A.; HEATON, T. B. Factors associated with cognitive achievement in late childhood and adolescence: the Young Lives cohort study of children in Ethiopia, India, Peru, and Vietnam. BMC Pediatr, v. 14, n. 253, 2014.

EICKMANN, S. H.; MALKES, N. F. A.; LIMA, M. C. psychomotor development of preterm infants aged 6 to 12 months. São Paulo Med J, v.130, n.5, 2012, p. 299-306.

FORMIGA, C. K. M. R. Detecção de risco para problemas no desenvolvimento de bebês nascidos pré-termo no primeiro ano. Tese (Doutorado) -Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP, 2009.

FRANKENBURG, W. K.; DODDS, J.; ARCHER, P.; SHAPIRO, H.; BRESNICK, B. The Denver II: A major revision and restandartization of the Denver development screening Test. Pediatrics, Illinois, v. 89, n. 1, 1992, p. 91-97.

YAMAMOTO, R. M.; SCHOEPS, D. O.; ABREU, L. C.; LEONE, C. Peso insuficiente ao nascer e crescimento alcançado na idade pré-escolar, por crianças atendidas em creches filantrópicas do município de Santo André, São Paulo, Brasil. Rev. Bras. Saude Mater. Infant, Recife, v. 9, n.4, 2009, p.477-485.

LOOSLI, N. S.; SOUZA, C. C. S.; UZELOTO, J. S.; OLIVEIRA, E. V.; SANTOS, D. F.; MARCELINO, L. S.; GENARO, S. C.; PACAGNELLI, F. L.; SILVA, R. C. R.; FERNANI, D. C. G. L. Análise de crianças de creche através do Índice de Massa Corporal e Teste de Denver II. Colloquiun Vitae, v. 4, 2012, p.97-105.

MAGGI, E. F.; MAGALHÃES, L. C.; CAMPOS, A. F.; BOUZADA, M. C. Preterm children have functional performance when compared to term children of preschool age. J. Pediatr. (Rio J.), v. 90, n. 4, 2014, p. 377-383.

MATOS, P. P. Perturbações do desenvolvimento infantil-conceitos gerais. Rev Port Clin Geral, Portugal, v.25, n.6, p. 669-676, 2009.

MORAES, M. W.; WEBER, A. P. R.; SANTOS, M. C. O.; ALMEIDA, F. A. Teste de Denver II: avaliação do desenvolvimento de crianças atendidas no ambulatório do Projeto Einstein na Comunidade de Paraisópolis. Einstein, São Paulo, v.8, n.1, p. 149-153, 2010.

MOUSINHO, R.; SCHIMID, E.; PEREIRA, J.; LYRA, L.; MENDES, L.; NÓBREGA, V. Aquisição e desenvolvimento da linguagem: dificuldades que podem surgir neste percurso. Rev Psicopedag., v. 25, n. 78, 2008, p. 297-306.

NAJJAR, E. C. A.; OLIVEIRA, A. I. A.; SILVA, A. P. L; LIMA, A. A. Influence of sociofamilial conditions on the neuropsychomotor development of instituonalized children. Rev Temas Desenvolv., v. 17, n. 100, 2011, p. 155-158.

OZKAN, M.; SENEL, S.; ARSLAN, E. A. The socioeconomic and biological risk factors for developmental delay in early childhood. Eur J Pediatr, v. 171, 2012, p. 1815-1821.

PILZ, E. M. L.; SCHERMANN, L. B. Determinantes biológicos e ambientais no desenvolvimento neuropsicomotor em uma amostra de crianças de Canoas/RS. Ciênc Saúde Colet., Rio Grande do Sul, v. 12, n. 1, 2007, p.181-190.

PEREIRA, A. S.; PEIXOTO, N. G. A.; NOGUEIRA NETO, J. F.; LANZILLOTTI, H. S.; SOARES, E. A. Estado nutricional de pré-escolares de creche pública: um estudo longitudinal. Cad Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.21, n.2, 2013, p.140-147.

PULIDO, J. H. P.; BARRETO, L. C. R.; TORRES, J. D. C. Relación entre peso al nacer y madurezneuropsicológica enpreescolares de Tunja (Colômbia). Pensam. Psicol., v. 13, n. 2, 2015, p. 65-77.

RONFANI, L.; VECCHI, B. L.; MARIUZ, M.; TOGNIN, V.; BIN, M.; FERLUGA, V.; KNOWLES, A.; MONTICO, M.; BARBONE, F. The Complex Interaction between Home Environment, Socioeconomic Status, Maternal IQ and early child neurocognitive development: a multivariate analysis of data collected in a newborn cohort study. PlosOne, v. 10, n.5, 2015.

SILVA, A. C. D.; ENGSTRON, E. M.; MIRANDA, C. T. Fatores associados ao desenvolvimento neuropsicomotor em crianças de 6-18 meses de vida inseridas em creches públicas do Município de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Cad Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 31, n. 9, 2015, p. 1881-1893.

SOUZA, S. C.; LEONE, C.; TAKANO, O. L.; MORATELLI, H. B. Desenvolvimento de pré-escolares na educação infantil em Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, Cad Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 24, n. 8, 2008, p. 1917-1926.

TIAGO, D. A.; SANCHES, K. C.; SÁ, C. S. C. Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças em período pré-escolar. Rev Neurociênc., v.23, n.3, 2015, p. 413-419.

TORQUATO, J. A.; PAES, J. B.; BENTO, M. C. C.; SAIKAI, G. M. P. P.; SOUTO, J. N.; LIMA, E. A. M.; ABREU, L. C. Prevalência de atraso do desenvolvimento neuropsicomotor em pré-escolares. Rev Bras Crescimento e Desenvolv Hum., v.21, n.9, 2011, p. 259-268.

VERISSÍMO, M.; FERNANDES, C.; SANTOS, A. J.; PECEGUINA, I.; VAUGHN, B. E.; BOST, K. K. The Relation between Quality of Attachment and the Development of Social Competence in Preschool Children. Psicol Reflex e Crít, v.2, n.2, 2011, p.292-299.

Publicado
2017-07-21
Seção
Artigos Originas - Promoção da Saúde