Competências para formação do fisioterapeuta no âmbito das diretrizes curriculares e promoção da saúde
DOI:
https://doi.org/10.17765/1983-1870.2018v11n2p347-358Palavras-chave:
Competências, Fisioterapia, Diretrizes curriculares, Promoção da saúdeResumo
As competências para promoção da saúde têm sido construídas e validadas no âmbito internacional, destacando-se o projeto CompHP. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de fisioterapia estabelecem competências que dialogam com a promoção da saúde. O objetivo desse estudo é relacionar as competências preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais com a promoção da saúde definidas pelo CompHP e identificar essas competências em quatro projetos pedagógicos de cursos de fisioterapia em Goiânia/GO. A metodologia adotada foi análise documental, os dados foram processados com auxílio do software NVivo10. Constatou-se que existem dificuldades para desenvolvimento das competências preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e para Promoção da Saúde como falta de articulação com a atenção básica do SUS e o currículo com enfoque reabilitador. Concluiu-se que a formação do fisioterapeuta, nesses cursos analisados, ainda está centrada na doença e modelo biomédico, desarticuladas com as competências preconizadas pelas diretrizes e para promoção da saúde.Downloads
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