Competências para formação do fisioterapeuta no âmbito das diretrizes curriculares e promoção da saúde

  • Kamylla Pereira Borges Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG/Câmpus Anápolis
Palavras-chave: Competências, Fisioterapia, Diretrizes curriculares, Promoção da saúde

Resumo

As competências para promoção da saúde têm sido construídas e validadas no âmbito internacional, destacando-se o projeto CompHP. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de fisioterapia estabelecem competências que dialogam com a promoção da saúde. O objetivo desse estudo é relacionar as competências preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais com a promoção da saúde definidas pelo CompHP e identificar essas competências em quatro projetos pedagógicos de cursos de fisioterapia em Goiânia/GO. A metodologia adotada foi análise documental, os dados foram processados com auxílio do software NVivo10. Constatou-se que existem dificuldades para desenvolvimento das competências preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e para Promoção da Saúde como falta de articulação com a atenção básica do SUS e o currículo com enfoque reabilitador. Concluiu-se que a formação do fisioterapeuta, nesses cursos analisados, ainda está centrada na doença e modelo biomédico, desarticuladas com as competências preconizadas pelas diretrizes e para promoção da saúde.

Biografia do Autor

Kamylla Pereira Borges, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG/Câmpus Anápolis
Doutora em Ensino na Saúde, pela UnB, Docente do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG/Câmpus de Anápolis, Brasil.

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Publicado
2018-08-30
Seção
Artigos Originas - Promoção da Saúde