Gestão do Diabetes Tipo 1: necessidades de autocuidado apoiado na transição para adolescência

Palavras-chave: Autocuidado, Adolescência, Diabetes mellitus tipo 1, Enfermagem, Infância

Resumo

Analisar as necessidades de autocuidado apoiado para a gestão do diabetes tipo 1 na transição da infância para adolescência. Pesquisa qualitativa mediada pela entrevista semiestruturada com nove pré-adolescentes atendidos em ambulatório e Unidades de Saúde da Família da Paraíba entre setembro/dezembro de 2016. Os dados foram interpretados pela análise temática. Os pré-adolescentes necessitam além do conhecimento para o manejo e a gestão da doença nos espaços que frequenta cotidianamente, do apoio da família e da rede social na transição do cuidado. A equipe multiprofissional de saúde não tem utilizado o autocuidado apoiado singular na gestão do diabetes e a da atenção primária não tem acolhido suas necessidades, fragilizando vínculos com a rede de cuidados. As necessidades para o autocuidado no diabetes versam sobre conhecimento da doença, e as relações estabelecidas com a rede de apoio social como a família, equipe multiprofissional e a escola.

Biografia do Autor

Annanda Fernandes de Moura B Batista, University of Illinois at Chicago - College of Nursing
Enfermeira. Doutoranda em enfermagem na University of Illinois at Chicago - College of Nursing. Pesquisadora no Biobehavior Health Science Department na University of Illinois at Chicago - College of Nursing, Chicago, IL, USA.
Vanessa Medeiros Nóbrega, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil.
Gabriela Lisieux Lima Gomes, Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ
Enfermeira. Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora do Curso de Enfermagem no Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), Brasil.
Mariana Matias Santos, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Enfermeira. Doutoranda em enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil.
Leiliane Teixeira Bento Fernandes, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPB, Brasil.
Neusa Collet, Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Enfermeira. Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Professor Associado II do Departamento de Enfermagem de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Paraíba e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Mestrado e Doutorado) e do Curso de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF- FIOCRUZ), Nucleadora UFPB, Brasil.

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Publicado
2020-06-12
Seção
Artigos Originais