Associação dos Antígenos Leucocitários Humanos com o Diabetes Mellitus Tipo 1

  • Cintia Semzezem Centro Universitário de Maringá
  • Alessandra Valéria de Oliveira Centro Universitário de Maringá
Palavras-chave: Diabetes Mellitus, Doenças Autoimunes, Sistema HLA, Auto-Immune Diseases, Human Histocompatibility System (HLA).

Resumo

O Diabetes Mellitus tipo 1 é uma doença autoimune, que tem como principal característica a deficiência de insulina, devido à destruição autoimune das células beta pancreáticas. Para desencadear o Diabetes Mellitus tipo 1 é necessário ter a predisposição genética e sofrer influências do meio ambiente. Essa predisposição genética está associada a diversos genes. Dentre eles, o sistema de histocompatibilidade humano (sistema de antígenos leucocitários humanos - HLA) de classe II merece destaque especial. Os genes do sistema HLA são importantes em transfusões sanguíneas e na genética de populações, no qual tem sido cada vez mais associado como um marcador genético envolvido na susceptibilidade de várias doenças. A associação do Diabetes Mellitus tipo 1 com o sistema HLA permite avaliar o risco que uma pessoa portadora de um antígeno ou alelo tem de desenvolver a doença, já que a patologia em questão tem se mostrado cada vez mais acentuada em países emergentes, causando impactos negativos e promovendo o ciclo vicioso da pobreza. Os antígenos e alelos que dão susceptibilidade para esta doença são detectados por métodos sorológicos e biologia molecular. Portanto, o objetivo deste trabalho foi indicar quais os genes candidatos que conferem predisposição para o Diabetes Mellitus tipo 1, além de mostrar a associação do sistema HLA com esta endocrinopatia e seus fatores ambientais.

Biografia do Autor

Cintia Semzezem, Centro Universitário de Maringá
Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: ci86_bio@hotmail.com
Alessandra Valéria de Oliveira, Centro Universitário de Maringá
Docente Doutora do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: alessoli@cesumar.br
Publicado
2009-08-19
Seção
Artigos de Revisão