Política de Reclamações

 

Esta diretriz se refere a feedbacks relacionados às políticas, procedimentos ou ações da equipe editorial da Revista Saúde e Pesquisa. Estamos abertos a receber essas observações, pois enxergamos nelas uma oportunidade e um estímulo para aprimoramentos, comprometendo-nos a fornecer respostas rápidas, corteses e construtivas. Solicitamos que registre sua reclamação incluindo o nome da revista, volume, número da edição, título do artigo e link da página correspondente.

 

Critérios para apresentação de reclamações

 

Definimos reclamação como segue:

 

  • O reclamante expressa seu descontentamento, categorizando-o como uma reclamação.
  • Inferimos que o reclamante não está apenas discordando de uma decisão ou conteúdo publicado (um evento cotidiano), mas acredita que ocorreu uma falha no processo, como um grande atraso ou uma resposta inadequada, ou um sério erro de julgamento.
  • A reclamação deve se referir a algo sob a responsabilidade da Revista Saúde e Pesquisa em termos de conteúdo ou processo.

 

A Revista Saúde e Pesquisa está ciente das seguintes categorias de reclamações:

 

  • Reclamações de autoria.
  • Queixas de plágio.
  • Publicação múltipla, duplicada ou submissão simultânea.
  • Conflitos de interesse não divulgados.
  • Viés por parte do revisor ou práticas competitivas prejudiciais por parte dos revisores.

 

Política de Gestão de Reclamações

 

No caso de a revista receber uma reclamação alegando que qualquer contribuição à revista viola direitos de propriedade intelectual ou contém imprecisões materiais ou materiais ilegais, será iniciada uma investigação. Essa investigação pode incluir a solicitação de evidências das partes envolvidas para respaldar suas reivindicações. A Revista Saúde e Pesquisa tomará uma decisão de boa fé sobre a remoção do material supostamente ilícito, e todas as etapas da investigação e decisão serão devidamente documentadas pela revista. Reconhecemos nosso compromisso em assegurar que a RPCFO mantenha os mais altos padrões de qualidade e esteja isenta de erros. Contudo, entendemos que ocasionalmente podem ocorrer equívocos.

 

Política de Reclamações Editoriais

 

O Editor-Chefe e a equipe da Revista Saúde e Pesquisa dedicarão todos os esforços para corrigir prontamente qualquer problema de forma apropriada, inclusive oferecendo o direito de resposta quando necessário. Buscamos investigar as reclamações de maneira imparcial, examinando como os sistemas podem ser aprimorados para prevenir erros sempre que possível.

 

Procedimento para Apresentar uma Reclamação

 

Reclamações relacionadas ao conteúdo editorial devem ser submetidas o mais rapidamente possível após a publicação, preferencialmente por escrito, através do endereço de e-mail naep@unicesumar.edu.br