Utilização da Tecnologia de Informação em Propriedades Rurais: Um Caso no Município de Getúlio Vargas (RS)

  • Felipe Dalzotto Artuzo UFRGS
  • Willian Fontanive Jandrey UFRGS
  • Janaína Kalsing UFRGS
  • Pedro Xavier da Silva UFRGS
  • Leonardo Xavier da Silva UFRGS
Palavras-chave: gricultura, Gerenciamento, Pecuária, Planejamento, TI.

Resumo

As tecnologias de informação têm sido vistas como um fator fundamental para a tomada de decisão na agricultura e na pecuária. A atividade rural possui determinados fatores que a difere de outras atividades econômicas, e o produtor necessita controlar, organizar e planejar sua produção, a fim de se obter uma maior lucratividade. Desta forma, abrem-se possibilidades da utilização das tecnologias de informação para auxiliar nas ações administrativas e gerenciais das propriedades. O presente estudo busca analisar a importância da utilização das tecnologias de informação nas propriedades rurais do município de Getúlio Vargas (RS). Trata-se de um estudo exploratório com o método de pesquisa quantitativa. O levantamento dos dados foi realizado por meio de questionários aplicados em 83 propriedades rurais do município. As tecnologias de informação podem ser usadas como ferramenta auxiliar para administrar e gerenciar propriedades rurais, pois possibilitam um controle eficiente das atividades agrícolas e pecuárias, bem como serve de fonte de informações para futuras tomadas de decisões. Observa-se que com o aumento do tamanho das áreas das propriedades ocorre uma diminuição do número das propriedades que não utilizam as tecnologias de informação. Além disso, identificou-se que o motivo principal para a não utilização é a falta de informação. Por fim, verifica-se que as pequenas propriedades já utilizam as tecnologias de informação, mesmo em um número muito menor que as propriedades médias e grandes, mas mesmo sendo em um número pequeno é importante que se tenha estímulo para o seu crescimento.

Biografia do Autor

Felipe Dalzotto Artuzo, UFRGS
Engenheiro Agrônomo e Administrador, Mestre em Agronegócios, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.
Willian Fontanive Jandrey, UFRGS
Engenheiro Agrônomo, Mestre em Agronegócios, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL.
Janaína Kalsing, UFRGS
Jornalista, Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.
Pedro Xavier da Silva, UFRGS
Médico Veterinário, Mestre em Agronegócios, Doutorando de Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
Leonardo Xavier da Silva, UFRGS
Economista, Mestre em Economia Rural, Doutor em Economia, Docente do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul –UFRGS.
Publicado
2016-07-01
Seção
Agronegócio