A educação Hebraica: o magistério dos profetas

Autores

  • José Joaquim Pereira Melo UEM

Palavras-chave:

transformação, profetas, educação

Resumo

Na sociedade hebraica, a família, enquanto célula social assumiu um sentido de "casa", que correspondia ao conceito revelado por Javé de que o povo hebreu era uma "grande família". Nesse cenário, o pai, declarado nos textos sagrados como autoridade e chefe, tinha a responsabilidade pela educação dos filhos. Fora da esfera familiar, papel pedagógico significativo tiveram os profetas, ao denunciarem os desvios espirituais, religiosos e culturais do seu povo, exortando-o à necessidade de retornar às leis legadas pelos antepassados e às alianças celebradas com Javé. Porém, as denúncias dos profetas foram infrutíferas, pois, apesar de identificarem as conseqüências da ordem econômico-social que paulatinamente se instaurava entre os hebreus, não compreenderam o povo a retornar a uma época pretérita, sem se dar conta de que o novo modelo patriarcal dos pactos e alianças, além de inadequado, mostrava como inevitável o seu desaparecimento, dadas as transformações pelas quais passava aquela sociedade.

Biografia do Autor

José Joaquim Pereira Melo, UEM

Doutor em História, Professor do departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Downloads

Publicado

2007-07-25

Como Citar

Melo, J. J. P. (2007). A educação Hebraica: o magistério dos profetas. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 7(1), 77–83. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/204

Edição

Seção

Artigos Originais