A educação Hebraica: o magistério dos profetas
Palavras-chave:
transformação, profetas, educaçãoResumo
Na sociedade hebraica, a família, enquanto célula social assumiu um sentido de "casa", que correspondia ao conceito revelado por Javé de que o povo hebreu era uma "grande família". Nesse cenário, o pai, declarado nos textos sagrados como autoridade e chefe, tinha a responsabilidade pela educação dos filhos. Fora da esfera familiar, papel pedagógico significativo tiveram os profetas, ao denunciarem os desvios espirituais, religiosos e culturais do seu povo, exortando-o à necessidade de retornar às leis legadas pelos antepassados e às alianças celebradas com Javé. Porém, as denúncias dos profetas foram infrutíferas, pois, apesar de identificarem as conseqüências da ordem econômico-social que paulatinamente se instaurava entre os hebreus, não compreenderam o povo a retornar a uma época pretérita, sem se dar conta de que o novo modelo patriarcal dos pactos e alianças, além de inadequado, mostrava como inevitável o seu desaparecimento, dadas as transformações pelas quais passava aquela sociedade.Downloads
Publicado
2007-07-25
Como Citar
Melo, J. J. P. (2007). A educação Hebraica: o magistério dos profetas. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 7(1), 77–83. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/204
Edição
Seção
Artigos Originais
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