MORALIDADE E RACIONALIDADE EM KANT E HABERMAS

Palavras-chave: Moralidade, Racionalidade, Discurso, Dever

Resumo

A razão é o fundamento da moralidade, em Immanuel Kant e Jürgen Habermas. Assim, a ética para o primeiro é subjetiva, enquanto, para o segundo, é discursiva. Kant afirmará que a ação moral do indivíduo deve ser válida no âmbito universal, ao passo que, Habermas dirá que a ação moral deve ser submetida e aprovada pela comunicação entre os envolvidos. Dito de outro modo, o cumprimento do dever kantiano, isto é, o imperativo categórico; resulta-se em normas universais, de modo que, o agir comunicativo de Habermas é uma ação moral submetida à razão e ao consenso entre as pessoas pelo discurso. O pensamento habermiano se distanciará da teoria kantiana do seguinte modo: Habermas tomará como pressuposto a pós-metafísica e não a própria metafísica como no caso de Kant; Habermas seguirá o consenso entre as pessoas por meio da linguagem como criadora dos aspectos normativos e não o monológico kantiano; Habermas parte da realidade como fonte das discussões do certo e do errado e não da subjetividade de uma consciência humana – algo que era próprio de Kant e do idealismo alemão. Contudo, ambos se aproximam ao utilizar a razão como a norteadora das decisões corretas, sejam no âmbito da linguagem ou no aspecto da subjetividade de uma consciência idealista alemã. Além do mais, os dois usaram o critério da universalização, isto é, seja do indivíduo ao universal ou do consenso por meio da linguagem ao universal. Entretanto, Kant e Habermas são peças fundamentais no desenvolvimento da ética nos períodos: da modernidade e da contemporaneidade. Nesse sentido, diante dos avanços científicos e tecnológicos, as ideias kantianas e habermianas serviram como barreiras protetoras ante as atrocidades que o homem pudesse fazer com a própria humanidade. Conclui-se que, a moralidade e a racionalidade em Kant e Habermas são assuntos de grande relevância para os dias atuais.

Biografia do Autor

Anderson Alexandre Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá UEM
Doutorando e Mestre em História e Historiografia da Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Graduado em Teologia - Seminário Presbiteriano Renovado pela UniCesumar. Pós-graduado em Docência no Ensino Superior pelo UniCesumar e licenciado em Filosofia pela PUC-PR. Licenciando em Pedagogia pela Unicesumar. Professor no curso de Graduação e Orientador do Programa de Pós-graduação - Educação e de Teologia - EAD, UniCesumar, Brasil.
José Joaquim Pereira Melo, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Doutor em História e Sociedade e Pós-Doutor em História da Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Brasil. Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá – UEM

Referências

AZEREDO, Vânia Dutra de. Filosofia e ética do discurso: o fundacionismo moderado em Habermas. Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul, RS, v. 23, n. especial, dossiê ética e democracia. 2018. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/viewFile/6979/pdf. Acesso em: 06 out. 2019.

CANDIOTTO, Cesar. Ética: abordagens e perspectivas. Curitiba: Champagnat, 2011.

DAGIOS, Magnus. O imperativo categórico kantiano e a dignidade da pessoa humana. Revista Opinião Filosófica, [s.l.], v. 8, n. 1, p. 131-144, ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v8i1.732. Disponível em: http://periodico.abavaresco.com.br/index.php/opiniaofilosofica/article/view/732. Acesso em: 06 out. 2019.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo: racionalidade da ação e racionalização social. Tradução: Paulo Astor Soethe. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012a. v. 1.

HABERMAS, Jürgen.Teoria do agir comunicativo: sobre a crítica da razão funcionalista. Tradução: Flávio Beno Siebeneichler. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012b. v. 2.

KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. Lisboa: Edições 70, 2011.

PEGORARO, Olinto. Ética dos maiores mestres através da história. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes 2008.

RUSS, Jacqueline. Pensamento ético contemporâneo. São Paulo: Paulus, 1999.

Publicado
2020-07-31
Seção
Artigos Originais