CONFRONTO DE GIGANTES: OS DEBATES PRESIDENCIAIS E AS BUSCAS DOS INTERNAUTAS ESTADUNIDENSES EM 2016

Autores

  • Thiago Perez Bernardes de Moraes Università Degli Studi di Messina (UNIME) Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE)

Palavras-chave:

Debates presidenciais, Eleições 2016, Donald Trump, Hillary Clinton, Internet.

Resumo

Debates eleitorais são considerados nos Estados unidos como eventos de grande impacto. Diferente de outros formatos de comunicação política, neste, os estadunidenses têm a oportunidade de conferir um “confronto direto” entre os candidatos. Neste ponto, o objetivo deste trabalho é aferir se nas eleições de 2016, os debates presidenciais influenciaram os internautas a buscarem mais informações sobre os candidatos. Trabalhamos com três hipóteses: (I) considerando a grande audiência dos debates, presumivelmente, Trump e Clinton, tiveram a visibilidade aumentada na internet por conta dos debates. (II) é crível que os debates não elevam o interesse dos internautas pelos vices. (III) visto que as pesquisas pós-debate apontaram que Clinton “venceu” os três debates, ela, mais do que Trump, pode ter sua visibilidade aumentada na internet por conta dos debates. Os resultados mostram que ¼ das buscas realizadas pelos internautas por candidatos à presidência podem ser atribuídas como consequência dos debates, o que corrobora a primeira hipótese. Aferiu-se também que não há correlação matemática entre as buscas realizadas pelos debates e a procura pelos candidatos a vice, o que confirma a segunda hipótese. Igualmente, a terceira hipótese foi conjuntamente aderente, ponderando que o efeito do debate (enquanto variável independente) foi levemente mais significante em auxiliar a ascensão das buscas dos internautas pela candidata Hillary Clinton.

Biografia do Autor

Thiago Perez Bernardes de Moraes, Università Degli Studi di Messina (UNIME) Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE)

Pós-doutorando em Direito Constitucional pelo Dipartimento di Giurisprudenza da Università Degli Studi di Messina (UNIME). Doutor em psicologia social pela Universidad Argentina John Fitzgerald Kennedy (UAJFK) e professor no Centro Universitário Campos de Andrade (UNIANDRADE).

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Publicado

2017-06-29

Como Citar

Moraes, T. P. B. de. (2017). CONFRONTO DE GIGANTES: OS DEBATES PRESIDENCIAIS E AS BUSCAS DOS INTERNAUTAS ESTADUNIDENSES EM 2016. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 22(1), 39–60. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/5586

Edição

Seção

Artigos Originais