Assédio Sexual na Relação Laboral
Palavras-chave:
Direitos da Personalidade, Assédio Sexual, Relação de Trabalho, Dignidade da Pessoa Humana.
Resumo
É notório que a crise econômica introduziu um elevado número de mulheres no mercado de trabalho, promovendo assim um maior relacionamento entre homens e mulheres nesse ambiente. Este convívio tem promovido, principalmente, o assédio sexual, que vem exercendo sérias influências sobre os níveis de qualidade do trabalho e de competitividade da empresa e, consequentemente, refletindo-se nas condições de vida dos trabalhadores e no ambiente em que se desenvolvem suas atividades. No sentido de aprofundar o conhecimento acerca da questão, busco a legislação, jurisprudência e doutrina, elementos necessários para traçar um panorama geral sobre a temática do assédio sexual na relação laboral. Este estudo tem como objetivo conhecer e analisar as relações de trabalho que se estabelecem em decorrência do constrangimento de alguém com o intuito de obtenção de vantagens e favorecimento sexual, fazendo prevalecer-se o agente de seu cargo ou função exercida, destacando que esta atitude viola o direito de intimidade do trabalhador, bem como a dignidade da pessoa humana, garantias estas constitucionalmente asseguradas, não podendo o empregador ou colega de trabalho violá-las.
Edição
Seção
Doutrinas
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.