Alguns aspectos da lógica e da informática jurídicas
Palavras-chave:
automação, sentença judicial, Direito, lógica
Resumo
Este trabalho, apresentando algumas considerações sobre a lógica e a informática jurídicas, evidencia como podem ser utilizadas em Direito certas técnicas, como a teoria clássica do silogismo e a lógica paraconsistente, observando-se, por outro lado, que a lógica da ciência do Direito parece ser a clássica. As idéias aqui apenas esboçadas serão desenvolvidas em trabalhos futuros. São apresentados esclarecimentos sobre a teoria do silogismo e do raciocínio jurídico. Esboçam-se os primeiros delineamentos de uma possível automação de uma sentença judicial fundamentada no Cáculo Cw de Newton da Costa e no Teorema de Herbrand, em uma espécie de linguagem Prolog paraconsistente. Para o desenvolvimento da idéia será necessária a composição de equipe multidisciplinar
Publicado
2007-08-01
Edição
Seção
Doutrinas
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.