A pesquisa jurídica: para além da revisão bibliográfica

  • Priscila Tinelli Pinheiro Faculdade de Direito de Vitória - FDV
  • Gilsilene Passon P. Francischetto Faculdade de Direito de Vitória - FDV
Palavras-chave: Pesquisa, Cursos de direito, Entrevista, História de vida, Observação participante, Comitê de ética

Resumo

Desde a sua criação, os cursos jurídicos trazem como marcas do colonialismo a ausência da pesquisa, ou a sua restrição à revisão bibliográfica. No entanto, esta permanência histórica, fundada no tradicionalismo do ensino jurídico, precisa ser superada, tendo em vista que a complexidade da realidade social, objeto do direito, necessita da utilização de variados tipos de pesquisa para sua devida compreensão. Por meio da análise da entrevista, da história de vida e da observação participante, como técnicas alternativas à pesquisa de cunho bibliográfico, discute-se a importância da investigação no curso de direito com base no tripé ensino, pesquisa e extensão, além de verificar as formas pelas quais a pesquisa jurídica pode se aproximar da realidade social que se propõe a estudar. Objetiva-se, por último, apresentar as modalidades de entrevista, os principais traços da pesquisa do tipo observação participante e a utilização da história de vida na pesquisa jurídica, tomando por base as exigências estabelecidas pela resolução nº 466/12, que instituiu a obrigatoriedade da aprovação das pesquisas que envolvem seres humanos por comitês de ética. Utilizaram-se, como principais referenciais teóricos, as obras de Verena Alberti (2004), Antônio Carlos Gil (2002), Marcos Masetto (2003) e Michel Thiollent (1998). Como principais resultados, destaca-se a necessidade de diversificação a fim de consolidar e ampliar o horizonte das pesquisas jurídicas.

Biografia do Autor

Priscila Tinelli Pinheiro, Faculdade de Direito de Vitória - FDV
Mestre e Doutoranda em Direitos e Garantias Constitucionais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Advogada. Membro do Grupo de Pesquisa “Invisibilidade Social e Energias Emancipatórias em Direitos Humanos” da Faculdade de Direito de Vitória (FDV).
Gilsilene Passon P. Francischetto, Faculdade de Direito de Vitória - FDV
Pós-doutora pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2008), sob a orientação do Professor Doutor Boaventura de Sousa Santos. Atualmente é professora titular na graduação, pós-graduação, mestrado e Doutorado da Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Professora orientadora do Grupo de Pesquisa “Invisibilidade Social e Energias Emancipatórias em Direitos Humanos” da Faculdade de Direito de Vitória (FDV).

Referências

ALBERTI, Verena. Ouvir contar: textos em história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. 3. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 23 maio 2019.

BRASIL. Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html. Acesso em: 16 out. 2017.

COSTA, Fernando Braga da. Homens invisíveis: relatos de uma humilhação social. São Paulo: Globo, 2004.

COSTA, Fernando Braga da. Moisés e Nilce: retratos bibliográficos de dois garis. Um estudo de psicologia social a partir de observação participante e entrevistas. 2008. 403f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

COSTA, Everton de Brito Oliveira; RAUBER, Pedro. História da educação: surgimento e tendências atuais na universidade no Brasil. Revista Jurídica UNIGRAN. Dourados, MS, v. 11, n. 21, Jan./Jun, 2009. p. 241-253.

CRUZ NETO, Octavio. O trabalho de campo como descoberta e criação. In: DESLANDES, Suely Ferreira; CRUZ NETO, Octavio; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecilia de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.

DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995.

FRANCISCHETTO, Gilsilene Passon P. Em busca de novos saberes: uma aproximação entre o ensino jurídico e a pedagogia. In: FRANCISCHETTO, Gilsilene Passon P. Ensino jurídico e pedagogia: em busca de novos saberes. Curitiba. CRV, 2010. p. 13-52.

DUARTE, Ícaro de Souza; CRUZES, Maria Soledad Soares. A metodologia da pesquisa no Direito e Boaventura de Sousa Santos. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, Vitória da Conquista, n. 8, p. 27-45, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Tradução de Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artmed, 1999.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

MASETTO, Marcos. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente. In.: MASETTO, Marcos. Docência na universidade. 6. ed. Campinas: Papirus, 2003.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC. Portaria 1.886, de 30 de dezembro de 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/dir_dire.pdf. Acesso em: 23 maio 2019.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Plataforma Brasil. Disponível em: http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf. Acesso em: 23 maio 2019.

MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Variações sobre a técnica de gravador no registro da informação viva. São Paulo: T. A. Queiroz, 1991.

RAMOS, Ines de Oliveira. Educação especial e a Superintendência Regional de Educação de Cariacica: um diálogo possível. 2011. 247f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.

SANTOS, Boaventura de Sousa Santos. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SCHOSTAK, John; BARBOUR, Rosaline S. Entrevista e grupos-alvo. In: SOMEKH, Bridget; LEWIN, Cathy. (org.) Teoria e Métodos de Pesquisa Social. Tradução de Ricardo A. Rosenbusch. Vozes: Petrópolis, 2015. p. 99-107.

SOMEKH, Bridget et al. Pesquisa nas ciências sociais. In: SOMEKH, Bridget; LEWIN, Cathy. (org.) Teoria e Métodos de Pesquisa Social. Tradução de Ricardo A. Rosenbusch. Vozes: Petrópolis, 2015. p. 27-44.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 8. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

Publicado
2019-08-31
Seção
Doutrinas