O Estado Democrático e o Direito Fundamental de Greve dos Docentes do Estado do Paraná: Um Estudo de Caso

Autores

  • Matheus Ribeiro de Oliveira Wolowski Centro Universitário Cesumar - Unicesumar
  • Leda Maria Messias da Silva Centro Universitário Cesumar - Unicesumar

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9184.2016v16n1p145-163

Palavras-chave:

Direito Fundamental, Greve no Paraná, Docentes, Democracia

Resumo

O presente trabalho visa abordar o direito de greve como forma de autodefesa e direito fundamental do trabalhador, de modo a promover a democracia nos conflitos e necessidades sociais. Igualmente, busca-se realizar uma análise crítica acerca da greve no âmbito público e privado, voltando-se o olhar para a greve dos educadores no Estado do Paraná e a postura do governo estadual ante o exercício do direito de greve dos professores, como estudo de caso. Trata-se de pesquisa teórica, com análise de um caso concreto. O método utilizado é o indutivo, no qual, por meio da observação de questões particulares, extraem-se conclusões gerais. Espera-se verificar se houve ou não afronta ao Estado democrático de Direito e ao direito fundamental de greve, no tema, objeto do estudo.

Biografia do Autor

Matheus Ribeiro de Oliveira Wolowski, Centro Universitário Cesumar - Unicesumar

Discente no Programa de Pós graduação Stricto sensu em Ciências Jurídicas no Centro Universitário Cesumar (Unicesumar); Advogado, Maringá, PR, Brasil

Leda Maria Messias da Silva, Centro Universitário Cesumar - Unicesumar

Doutora em Direito das relações sociais, subárea de Direito do Trabalho pela PUC/SP; Docente do Programa de Pós graduação Stricto sensu em Ciências Jurídicas e da Graduação em Direito do Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR); Advogada; Maringá, Pr, Brasil

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Publicado

2016-04-29

Como Citar

Wolowski, M. R. de O., & Silva, L. M. M. da. (2016). O Estado Democrático e o Direito Fundamental de Greve dos Docentes do Estado do Paraná: Um Estudo de Caso. Revista Jurídica Cesumar - Mestrado, 16(1), 145–163. https://doi.org/10.17765/2176-9184.2016v16n1p145-163

Edição

Seção

Artigo de Opinião