Educação e colaboração interprofissional: resultados qualitativos de uma intervenção com residentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9206.2022v15n3.e10923

Palavras-chave:

Educação interprofissional, Práticas interdisciplinares, Profissionais de Saúde, Cuidado centrado no paciente, Pesquisa nos serviços de saúde

Resumo

Apresentar resultados qualitativos de uma intervenção grupal voltada ao aprimoramento da educação e da colaboração interprofissional em residentes multiprofissionais e residentes médicos, com ênfase no contexto da atenção hospitalar. Trata-se de um estudo qualitativo, do qual participaram nove residentes. A intervenção desenvolvida com os participantes desmembrou-se em quatro encontros de duas horas de duração cada e promoveu atividades voltadas ao fomento de competências interprofissionais. Os encontros foram gravados em áudio e posteriormente transcritos, sendo que as transcrições foram submetidas à análise de conteúdo temática. Foram configuradas duas categorias básicas, cujos relatos correspondentes indicam que, de acordo com os participantes, a intervenção foi proveitosa já que, dialogicamente, lhes possibilitou tanto reconhecer obstáculos ao trabalho em equipe no campo da saúde quanto delinear expedientes capazes de superá-los. A intervenção gerou contribuições ao aprimoramento da educação e da colaboração interprofissional para com os participantes.

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Biografia do Autor

Ana Paula de Sousa Silva Baquião, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Departamento de Psicologia, Programa de Pós-graduação Doutorado em Processos Psicossociais em Saúde, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora (MG), Brasil

Bruna Costa de Almeida , Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora (MG), Brasil.

Leila Garcia Ribeiro Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora (MG), Brasil.

Leonardo de Melo Guedes, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Departamento de Psicologia, Programa de Pós-graduação Mestrado em Processos Psicossociais em Saúde, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora (MG), Brasil.

Rodrigo Sanches Peres, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Docente do Instituto de Psicologia, Graduação e Pós-graduação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia (MG), Brasil.

Fabiane Rossi dos Santos Grincenkov, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Docente do departamento de Psicologia, Graduação e Pós-graduação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora (MG), Brasil.

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Publicado

2022-08-29

Como Citar

Baquião, A. P. de S. S., Almeida , B. C. de ., Garcia Ribeiro Silva, L. ., Guedes, L. de M. ., Peres, R. S. ., & Grincenkov, F. R. dos S. . (2022). Educação e colaboração interprofissional: resultados qualitativos de uma intervenção com residentes. Saúde E Pesquisa, 15(3), 1–11. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2022v15n3.e10923

Edição

Seção

Artigos Originais