Educação e colaboração interprofissional: resultados qualitativos de uma intervenção com residentes

Palavras-chave: Educação interprofissional, Práticas interdisciplinares, Profissionais de Saúde, Cuidado centrado no paciente, Pesquisa nos serviços de saúde

Resumo

Apresentar resultados qualitativos de uma intervenção grupal voltada ao aprimoramento da educação e da colaboração interprofissional em residentes multiprofissionais e residentes médicos, com ênfase no contexto da atenção hospitalar. Trata-se de um estudo qualitativo, do qual participaram nove residentes. A intervenção desenvolvida com os participantes desmembrou-se em quatro encontros de duas horas de duração cada e promoveu atividades voltadas ao fomento de competências interprofissionais. Os encontros foram gravados em áudio e posteriormente transcritos, sendo que as transcrições foram submetidas à análise de conteúdo temática. Foram configuradas duas categorias básicas, cujos relatos correspondentes indicam que, de acordo com os participantes, a intervenção foi proveitosa já que, dialogicamente, lhes possibilitou tanto reconhecer obstáculos ao trabalho em equipe no campo da saúde quanto delinear expedientes capazes de superá-los. A intervenção gerou contribuições ao aprimoramento da educação e da colaboração interprofissional para com os participantes.

Biografia do Autor

Ana Paula de Sousa Silva Baquião, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Departamento de Psicologia, Programa de Pós-graduação Doutorado em Processos Psicossociais em Saúde, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora (MG), Brasil
Bruna Costa de Almeida , Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora (MG), Brasil.
Leila Garcia Ribeiro Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora (MG), Brasil.
Leonardo de Melo Guedes, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Departamento de Psicologia, Programa de Pós-graduação Mestrado em Processos Psicossociais em Saúde, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora (MG), Brasil.
Rodrigo Sanches Peres, Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Docente do Instituto de Psicologia, Graduação e Pós-graduação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia (MG), Brasil.
Fabiane Rossi dos Santos Grincenkov, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Docente do departamento de Psicologia, Graduação e Pós-graduação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora (MG), Brasil.

Referências

1. Dias IMAV, Pereira AK, Batista SHSS, Casanova IA. A tutoria no processo de ensino-aprendizagem no contexto da formação interprofissional em saúde. Saúde debate [Internet]. 2016 Dez [acesso em 2022 Mai 6];40(111): 257-67. doi: 10.1590/0103-1104201611120.

2. Costa MVD, Peduzzi, M, Freire Filho JR, Silva CBG. Educação interprofissional em saúde. Natal: SEDIS-UFRN; 2018.

3. Reeves S. Porque precisamos da educação interprofissional para um cuidado efetivo e seguro. Interface (Botucatu). [Internet] 2016 Mar [acesso em 2022 Maio 7];20(56):185-97. doi: 10.1590/1807-57622014.0092.

4. Freire Filho, JR, Silva, CBG, Costa, MV, Forster, AC. Educação Interprofissional nas políticas de reorientação da formação profissional em saúde no Brasil. Saúde debate [online]. 2019 [acesso em 2022 Julho 11]; 43(spe1): 86-96. doi: 10.1590/0103-11042019S107.

5. D´Amour D, Ferrada-Videla M, San Martin Rodrigues L, Beaulieu MD. The conceptual basis for interprofessional collaboration: core concepts and theorical framework. J Interprof Care. 2005; 19 (Supl 1): 116-31. doi: 10.1080/13561820500082529

6. Oandasan I, D’Amour D, Zwarenstein M, Barker K, Purden M, Beaulieu, MD, Reeves S, Nasmith L, Bosco C, Ginsburg L, Tregunno D. Interdisciplinary education for collaborative, patient-centred practice: research and findings report. Health Canada: Ottawa; 2004. Disponível em: http://catalogue.iugm.qc.ca/GED_IUG/194662491284/Interdiscipline.PDF

7. Baquião APSS, Guedes LM, Mármora CHC, Peres RS, Grincenkov FRS. Interdisciplinarity and interprofessionality in teamwork: perceptions of multiprofessional residents in Hospital Care. Acta Sci Health Sci [Internet]. 2021 Fev [acesso 2022 Julho 11];43(1): e54332. doi: 10.4025/actascihealthsci.v43i1.54332

8. Dutra HS, Reis VN. Desenhos de estudos experimentais e quase-experimentais: definições e desafios na pesquisa em enfermagem. Rev Enf UFPE. 2016; 10(6):2230-41. doi: 10.5205/reuol.9199-80250-1-SM1006201639

9. Bosi MLM. Pesquisa qualitativa em saúde coletiva: panorama e desafios. Ciênc Saúde Colet. [online]. 2012 Nov [acesso 2022 Julho 14]; 17(3):575-86. doi: 10.1590/S1413-81232012000300002

10. Canadian Interprofessional Health Collaborative. A national interprofessional competency framework. Vancouver: Canadian Interprofessional Health Collaborative, 2010. Disponível em: https://phabc.org/wp-content/uploads/2015/07/CIHC-National-Interprofessional-Competency-Framework.pdf

11. Bastos ABBI. A técnica de grupos-operativos à luz de Pichon-Rivière e Henri Wallon. Psicol inf. [Internet] 2010 Out [acesso 2022 Mai 4] 14(14): 160-169. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/jLxYcGqnXP4x3Fb5FC3DxGf/?format=pdf&lang=pt.

12. Dittz CP, Stephan F, Gomes DAG, Badaró AC, Lourenço LM. A terapia cognitivo-comportamental em grupo no transtorno de ansiedade social. Estud Pesq Psicol. 2015; 15(3):1061-80. doi: 10.12957/epp.2015.19428

13. Jonathas RT. Dinâmica de atravessar o rio [Internet]. San Francisco: Prezi. 23 de março de 2015 [citado em 2022 Julho 14]. Disponível em: https://prezi.com/ruzbtyeujuhs/dinamica-de-atravessar-o-rio/

14. Priyam S, Sankeshwari RM, Vyavahare S, Ankola AV. Comparison of routine teaching with fishbowl and 1-min preceptor for dental undergraduate students: an interventional study. Indian J Dent Res 2020 [acesso em 2022 Julho 14]; 31(1): 48. doi: 10.4103/ijdr.IJDR_231_18

15. Pereira FRL, Torres HC, Cândido NA, Alexandre LR. Promovendo o autocuidado em diabetes na educação individual e em grupo. Ciênc Cuid Saúde. 2010; 8(4):594-99. doi: 10.4025/cienccuidsaude.v8i4.9686

16. Hampf A. 10 exemplos de dinâmicas de grupo para melhorar a comunicação. [Internet] São Paulo: Clima Comunicação. 24 de junho de 2019 [citado em 2022 Julho 14]. Disponível em: https://climacomunicacao.com.br/blog/exemplos-de-dinamicas-de-grupo/

17. Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2016.

18. Baquião APSS, Carvalho SM, Peres RS, Mármora CHC, Silva WMD, Grincenkov FRS. Percepções de residentes multiprofissionais de saúde sobre a interdisciplinaridade. Saúde Pesq. [Internet] 2019 Abr [acesso 2022 Mai 8];12(1):187-96. doi: 10.17765/2176-9206.2019v12n1p187-196

19. Dimenstein, M. A cultura profissional do psicólogo e o ideário individualista: implicações para a prática no campo da assistência pública à saúde. Est Psicol (Natal) [online]. 2001 Abr [acesso 2022 Julho 14]; 5(1):95-121. doi: 10.1590/S1413-294X2000000100006

20. Aguilar-da-Silva RH, Scapin LT, Batista NA. Avaliação da formação interprofissional no ensino superior em saúde: aspectos da colaboração e do trabalho em equipe. Avaliação (Campinas). [Internet] 2011 Mar [acesso 2022 Maio 4];16(1):165-84. doi: 10.1590/S1414-40772011000100009.

21. Arruda LS, Moreira COF. Colaboração interprofissional: um estudo de caso sobre os profissionais do núcleo de atenção ao idoso da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (NAI/UERJ), Brasil. Interface (Botucatu). [Internet] 2018 Mar [acesso em 2022 Maio 9];22(64):199-210. doi: 10.1590/1807-57622016.0613.

22. Previato GF, Baldissera VDA. Retratos da prática interprofissional colaborativa nas equipes da atenção primária à saúde. Rev Gaucha Enferm. [Internet] 2018 [acesso em 2022 Mai 7];39:e2017-0132. doi: 10.1590/1983-1447.2018.2017-0132.

23. Health Foundation. Person-centred care made simple. London: Health Foundation; 2014. Disponível em: https://www.health.org.uk/publications/person-centred-care-made-simple

24. Clark PG. Narrative in interprofessional education and practice: implications for professional identity, providere patient communication and teamwork. J. Interprof Care. [Internet] 2014 Jan [acesso em 2022 Mai 6];28(1):34-9. doi: 10.3109/13561820.2013853652.

25. Matuda CG, Pinto NRS, Martins CL, Frazão P. Colaboração interprofissional na Estratégia Saúde da Família: implicações para a produção do cuidado e a gestão do trabalho. Ciên Saude Colet. [Internet] 2015 Ago [acesso em 2022 Mai 7];20(8):2511-21. doi: 10.1590/1413-81232015208.11652014.

Publicado
2022-08-29
Seção
Artigos Originais