Serviço Prestado em uma Clínica Escola: Fatores Influentes na Satisfação dos Pacientes
Palavras-chave:
Avaliação em Saúde, Satisfação do Paciente, Serviços de Saúde
Resumo
Avaliar a satisfação dos pacientes com o serviço de fisioterapia da clínica escola de uma universidade privada de São Luís (MA). Trata-se de um estudo descritivo, transversal, onde foram avaliados os sujeitos que realizavam tratamento fisioterapêutico na clínica de setembro a novembro de 2013, foi utilizado o questionário sobre a satisfação dos pacientes com o serviço de fisioterapia, adaptado de Mendonça e Guerra (2007). Participaram do estudo 72 pacientes com idade média de 43 (±16,8) anos, sendo 50% (36) do sexo masculino e 50% (36) do sexo feminino. Observou-se que os pacientes atendidos no serviço de fisioterapia ambulatorial apresentaram-se satisfeitos com o serviço prestado, o respeito e a gentileza foram os componentes éticos mais predominantes nos estagiários e as principais queixas foram referentes ao transporte e o tempo de espera para o atendimento. Os aspectos relacionados à interação terapeuta-paciente insurgiram como melhor preditora da satisfação do paciente com a assistência recebida. Pode-se afirmar que os usuários estão satisfeitos com o serviço prestado; os itens melhor valorados foram a gentileza e o respeito dos estagiários. Mais estudos são necessários principalmente envolvendo a dimensão resultado do tratamento, em vez de focar na estrutura (ambiente físico) e no processo de assistência fisioterapêutica.
Publicado
2014-03-28
Edição
Seção
Artigos Originais
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