Perfil de Aptidão Física Relacionada à Saúde em Adolescentes

  • Andressa Ribeiro Contreira Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Gislaine Contessoto Pizzo Universidade Estadual de Maringá (UEM).
  • Francielli Ferreira da Rocha Universidade Estadual de Maringá (UEM).
  • Tatyanne Roiek Lazier-Leão Universidade Estadual de Maringá (UEM).
  • Aryelle Malheiros Caruzzo Universidade Estadual de Maringá (UEM).
  • Fernando Copetti Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Thais Silva Beltrame Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
Palavras-chave: Adolescente, Aptidão física, Saúde.

Resumo

Objetivou-se investigar o perfil de aptidão física relacionada à saúde de adolescentes de Florianópolis (SC). Participaram 108 adolescentes com 11,31 ± 0,54 anos, de ambos os sexos, de uma escola pública de Florianópolis (SC). Foram avaliadas a função cardiorrespiratória, força/resistência abdominal, flexibilidade e Índice de Massa Corporal (IMC). Os dados foram analisados pelo Teste Qui-quadrado (X2) ou Exato de Fisher (p < 0,05). A maioria dos adolescentes (75,7%) obteve classificação saudável na flexibilidade, com associação para o sexo feminino (p = 0,043), enquanto que na força/resistência abdominal 67,9% foram classificados na zona de risco, com tendência para meninos (p = 0,004). Na função cardiorrespiratória todos os adolescentes foram classificados na zona de risco e para o IMC a maioria foi considerada saudável. Os adolescentes de Florianópolis (SC) mostraram-se aptos nas avaliações de IMC e flexibilidade, com uma tendência de risco para meninos na flexibilidade. Para resistência abdominal e cardiorrespiratória o perfil dos adolescentes foi de risco, independente do sexo.

Biografia do Autor

Andressa Ribeiro Contreira, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Possui graduação em Educação Física Licenciatura Plena (2007) pela Universidade Federal de Santa Maria e especialização em Atividade Fisica, Desempenho Motor e Saúde UFSM (2009). Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) (2012) e membro do Laboratório de Distúrbios da Aprendizagem e do Desenvolvimento LADADE. Possui experiência nos seguintes temas: educação física escolar, atividades física para jovens, adultos e idosos, hidroginástica para adultos e idosos, ginastica, musculação, recreação aquática, natação. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM) sob orientação da Profª. Drª Lenamar Fiorese Vieira e membro do Grupo PróEsporte no qual são desenvolvidas pesquisas nas temáticas desenvolvimento motor e psicologia do esporte.
Gislaine Contessoto Pizzo, Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é aluna de mestrado em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado UEM/UEL e membro do grupo de pesquisa Pró-Esporte CNPQ/UEM.
Francielli Ferreira da Rocha, Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Possui graduação em Educação Física - Licenciatura (2014) pela Universidade Estadual de Maringá. Formação em Artes Visuais - Licenciatura (2013) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci e especialização em Educação Especial - Deficiências Múltiplas e Intelectual pela Faculdade Dom Bosco (2014). Atualmente é mestranda em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado UEM/UEL e membro do Grupo Pró-Esporte CNPQ/UEM no qual são desenvolvidas pesquisas nas temáticas desenvolvimento motor e psicologia do esporte.
Tatyanne Roiek Lazier-Leão, Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Mestranda no Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEL/UEM, na área de atuação Desempenho Humano e Atividade Física, com ênfase na linha de pesquisa, fatores psicossociais e motores relacionados ao desempenho humano. Possui graduação em Licenciatura e Bacharel em Educação Física - Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu (2011). Tem experiência na área de Educação Física, Recreação Escolar e Danças nas Modalidades de Ballet Clássico, Jazz, Dança de Rua, Dança Contemporânea, Ginástica Rítmica e Dança Folclórica Ucraniana. Membro do Grupo de Pesquisa Pró-Esporte.
Aryelle Malheiros Caruzzo, Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Graduada em Educação Física (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Tem como foco de pesquisa a Educação Física adaptada e Psicologia do Esporte. Participa do projeto de extensão Programa de Atividade Física Adaptada (PROAFA) e do grupo de pesquisa Pró-Esporte CNPQ/UEM.
Fernando Copetti, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), especialização em Desenvolvimento Motor, mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor Associado do Departamento de Métodos e Técnicas Desportivas do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria. Possui experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento motor, psicologia do esporte, equoterapia e ecologia do desenvolvimento humano.
Thais Silva Beltrame, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
Possui graduação em Educaçao Especial - Audiocomunicaçao pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), Mestrado em Educaçao Brasileira pela Universidade Federal De Santa Maria (1995) e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2000). Atualmente é professora da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano, escolares, sistemas ecológicos, educação especial e crianças.
Publicado
2016-10-07
Seção
Artigos Originais