Análise do desempenho motor e maturidade cognitiva de pré-escolares de Maringá (PR)

Autores

  • Francielli Ferreira da Rocha Universidade Estadual de Maringá
  • Viviane Aparecida Pereira dos Santos Universidade Estadual de Maringá
  • Andressa Ribeiro Contreira Universidade Estadual de Maringá
  • Gislaine Contessoto Pizzo Universidade Estadual de Maringá
  • Pâmela Norraila da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Paulo Vitor da Silva Romero Universidade Estadual de Maringá
  • José Luiz Lopes Vieira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.17765/1983-1870.2016v9n3p507-515

Palavras-chave:

Desempenho Psicomotor, Transtornos das Habilidades Motoras, Pré-escolares

Resumo

Objetivou-se analisar o desempenho motor e a maturidade cognitiva de pré-escolares de Maringá (PR) em função da idade. Participaram 89 crianças com 04 e 05 anos, matriculados regularmente em Centros de Educação infantil (CMEI) do município de Maringá (PR). Os instrumentos foram a Bateria de Avaliação do Movimento para Crianças (MABC-2) e a Escala de Maturidade Mental Colúmbia. Para análise dos dados foram utilizados os testes de Friedman, “U” de Mann Whitney e coeficiente de correlação de Spearman, adotando-se p<0,05. Os resultados demonstraram que 10,1% das crianças apresentaram provável Desordem Coordenativa Desenvolvimental (DCD), 7,9% apresentaram risco de DCD e 82% apresentaram Desenvolvimento Típico (DT). A maioria das crianças apresentou maturidade cognitiva na média e superior (75,3%). Observou-se correlação significativa positiva entre as variáveis (p=0,04; r=0,22). Em geral, os pré-escolares de Maringá (PR) apresentaram índices satisfatórios na classificação motora e cognitiva e há uma interação significativa entre estas variáveis.

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Biografia do Autor

Francielli Ferreira da Rocha, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda no Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física (UEM/UEL), Brasil.

Viviane Aparecida Pereira dos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda no Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física (UEM/UEL); Docente do Departamento de Eduação Física da Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (FAFIMAN), Mandaguari (PR), Brasil.

Andressa Ribeiro Contreira, Universidade Estadual de Maringá

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Maringá (PR), Brasil.

Gislaine Contessoto Pizzo, Universidade Estadual de Maringá

Mestre pelo Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física (UEM/UEL), Brasil.

Pâmela Norraila da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda no Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física (UEM/UEL), Brasil.

Paulo Vitor da Silva Romero, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando no Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física (UEM/UEL), Brasil.

José Luiz Lopes Vieira, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Docente do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física (UEM/UEL), Brasil.

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Publicado

2017-03-29

Como Citar

Rocha, F. F. da, Santos, V. A. P. dos, Contreira, A. R., Pizzo, G. C., Silva, P. N. da, Romero, P. V. da S., & Vieira, J. L. L. (2017). Análise do desempenho motor e maturidade cognitiva de pré-escolares de Maringá (PR). Saúde E Pesquisa, 9(3), 507–515. https://doi.org/10.17765/1983-1870.2016v9n3p507-515

Edição

Seção

Artigos Originas - Promoção da Saúde