Análise do desempenho motor e maturidade cognitiva de pré-escolares de Maringá (PR)
DOI:
https://doi.org/10.17765/1983-1870.2016v9n3p507-515Palavras-chave:
Desempenho Psicomotor, Transtornos das Habilidades Motoras, Pré-escolaresResumo
Objetivou-se analisar o desempenho motor e a maturidade cognitiva de pré-escolares de Maringá (PR) em função da idade. Participaram 89 crianças com 04 e 05 anos, matriculados regularmente em Centros de Educação infantil (CMEI) do município de Maringá (PR). Os instrumentos foram a Bateria de Avaliação do Movimento para Crianças (MABC-2) e a Escala de Maturidade Mental Colúmbia. Para análise dos dados foram utilizados os testes de Friedman, “U” de Mann Whitney e coeficiente de correlação de Spearman, adotando-se p<0,05. Os resultados demonstraram que 10,1% das crianças apresentaram provável Desordem Coordenativa Desenvolvimental (DCD), 7,9% apresentaram risco de DCD e 82% apresentaram Desenvolvimento Típico (DT). A maioria das crianças apresentou maturidade cognitiva na média e superior (75,3%). Observou-se correlação significativa positiva entre as variáveis (p=0,04; r=0,22). Em geral, os pré-escolares de Maringá (PR) apresentaram índices satisfatórios na classificação motora e cognitiva e há uma interação significativa entre estas variáveis.Downloads
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Publicado
2017-03-29
Como Citar
Rocha, F. F. da, Santos, V. A. P. dos, Contreira, A. R., Pizzo, G. C., Silva, P. N. da, Romero, P. V. da S., & Vieira, J. L. L. (2017). Análise do desempenho motor e maturidade cognitiva de pré-escolares de Maringá (PR). Saúde E Pesquisa, 9(3), 507–515. https://doi.org/10.17765/1983-1870.2016v9n3p507-515
Edição
Seção
Artigos Originas - Promoção da Saúde
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