Percepção de Competência de Crianças Praticantes de Futsal: Uma Análise em Função do Nível Socioeconômico Familiar

  • Adolpho Cardoso Amorim Universidade Estadual de Maringá
  • José Roberto Andrade do Nascimento Junior Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Luciana Ferreira Universidade Estadual de Maringá
  • Caio Rosas Moreira Universidade Estadual de Meringá
  • Ademir De Marco Universidade Estadual de Campinas
  • Lenamar Fiorese Vieira Universidade Estadual de Meringá
  • José Luiz Lopes Vieira Universidade Estadual de Meringá
Palavras-chave: Competência, Crianças, Esporte.

Resumo

Este estudo investigou o nível de percepção de competência e classificação socioeconômica familiar de crianças praticantes de futsal. Participaram da pesquisa 50 crianças de 11 e 12 anos de escolas de iniciação esportiva da cidade de Maringá (PR). Como instrumentos foram utilizados a Escala de Percepção de Competência e Aceitação Social para Crianças e Jovens e o Questionário da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Para a análise foram utilizados os testes Shapiro Wilk e Anova One-Way (p < 0,05). Os resultados evidenciaram que as crianças apresentaram níveis médios e altos em todas as dimensões de percepção de competência; não houve variações significativas na percepção de competência quando comparado em função do nível socioeconômico familiar das crianças (p > 0,05). Concluiu-se que crianças praticantes de atividades esportivas possuem positiva percepção de competência, independentemente do nível socioeconômico familiar, indicando que o ambiente esportivo tem proporcionado estímulos eficazes à percepção de competência e ao sentimento de prazer e diversão.

Biografia do Autor

Adolpho Cardoso Amorim, Universidade Estadual de Maringá
Professor Doutor do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá
José Roberto Andrade do Nascimento Junior, Universidade Federal do Vale do São Francisco
Professor Doutor do Colegiado de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Luciana Ferreira, Universidade Estadual de Maringá
Doutorando do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL
Caio Rosas Moreira, Universidade Estadual de Meringá
Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado UEM-UEL
Ademir De Marco, Universidade Estadual de Campinas
Professor Doutor da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas
Lenamar Fiorese Vieira, Universidade Estadual de Meringá
Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL
José Luiz Lopes Vieira, Universidade Estadual de Meringá
Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL
Publicado
2016-06-14
Seção
Artigos Originais